Todos, em qualquer profissão, buscamos estabilidade financeira. Em um país como o Brasil, onde as diferenças econômicas são tão díspares, é natural que nossa preocupação com o assunto seja ainda maior.
No decorrer da vida profissional, buscamos alcançar um patamar em que as preocupações com o futuro sejam menores, ou seja, desejamos ter mais certezas e menos dúvidas em relação às finanças.
Os médicos também devem buscar esse equilíbrio para viverem com mais conforto e segurança, por isso, preparamos este artigo. Continue a leitura e veja como conquistar estabilidade financeira na carreira médica!
Estabilidade financeira é a situação em que o profissional consegue um fluxo de renda previsível, fazendo investimentos para complementar a renda mensal e se preparar para o futuro (garantir uma aposentadoria, por exemplo). Em outras palavras, podemos dizer que a pessoa que alcançou a estabilidade financeira:
Abaixo, listamos algumas dicas para você alcançar a estabilidade financeira como médico. São recomendações que, quando mudamos nossos hábitos, não são tão difíceis de seguir. Confira!
A primeira recomendação é fazer um planejamento financeiro, que envolve a definição de metas e objetivos a partir da sua renda mensal. A falta de planejamento costuma levar a erros que podem ser graves. Ainda é muito comum gastar além do que se ganha, ou seja, deixar que as despesas superem a receita. As consequências disso são um endividamento difícil de controlar.
É fundamental manter controle sobre os gastos para que eles não sejam maiores que a receita. Uma forma eficaz de fazer isso é dividindo os custos por categoria.
Você pode fazer isso, usando um aplicativo ou a tradicional planilha do Excel. Separe as contas fundamentais (mais relevantes) das outras. Veja algumas informações que devem ser registradas:
O controle dos gastos revela que, mais relevante que ganhar muito, é gastar com consciência. Ao colocar essa dica em prática, você perceberá que seu dinheiro será mais bem aproveitado.
Uma forma de organizar suas finanças de forma a garantir a estabilidade financeira é definindo metas de curto prazo. Dessa forma, você treina sua disciplina, sua capacidade para poupar e de se manter fiel a um objetivo.
Uma boa meta de curto prazo é eliminar as dívidas que estão atrasadas e dando dores de cabeça. Procure se livrar delas e defina um objetivo logo em seguida: não contrair mais dívidas desnecessárias.
Voltamos a falar sobre a importância de respeitar a sua renda mensal. Isso significa que você deve definir um padrão de vida realista: não ostente um padrão de vida que você não pode manter.
Ainda é comum gastar todo o salário em pouco tempo — ou, o que é pior, gastar mais do que se ganha. É preciso se libertar desse hábito nocivo, por mais difícil que seja. Isso não quer dizer que você não pode melhorar seu padrão de vida. À medida que for aumentando sua renda, você pode dar um upgrade no seu estilo de vida.
O importante é respeitar sempre a sua receita mensal. De forma similar, caso você tenha sua renda reduzida, mesmo que temporariamente, é fundamental cortar algumas despesas para alinhar seu padrão de vida à realidade do momento. É importante saber ser flexível.
Educação financeira é um termo muito usado atualmente. Cada vez mais estamos atentos à necessidade de valorização das finanças, ou seja, o entendimento de que o dinheiro deve ser gerenciado com responsabilidade.
Procure conteúdos informativos na internet, na forma de vídeos, posts e PDFs. No YouTube, é possível encontrar muitos materiais educativos, que orientam de forma simples. Além disso, é possível ler livros que ensinam sobre a gestão de finanças. Em uma rápida busca na internet, você encontra muitos títulos.
Investir com inteligência é muito importante para alcançar a estabilidade financeira. A carteira de investimentos deve ser diversificada, para minimizar riscos e aumentar as chances de rentabilidade. Se alguns ativos desvalorizarem, outros compensarão as perdas. Há diferentes opções no mercado, principalmente os ativos de Renda Fixa, que envolvem menos riscos.
Para realizar bons investimentos, vale a pena ter uma assessoria financeira. Profissionais especializados em investimentos podem oferecer orientações e dar sugestões a partir do perfil do investidor.As vantagens de contar com uma assessoria são muitas:
Existem diferentes produtos financeiros que o médico pode usar para aumentar a renda. Você pode, por exemplo, fazer um consórcio para comprar equipamentos para seu consultório. Dessa forma, não será necessário aplicar muito dinheiro de uma só vez na aquisição de alguns bens.
Você também pode recorrer a algumas linhas de crédito específicas para o setor de saúde. Assim, é possível usufruir de juros mais baixos e melhores prazos. Outra dica é contratar o seguro RC Profissional, que serve para cobrir possíveis erros médicos, evitando prejuízos do ponto de vista financeiro e em relação à sua imagem.
O seguro RC é o seguro de Responsabilidade Civil Profissional.Essas são somente algumas dicas para você alcançar a tão desejada estabilidade financeira como médico. A Unicred oferece todas as opções citadas (investimentos de Renda Fixa, linhas de crédito, consórcios e seguro RC Profissional) e é voltada para a área da saúde, ou seja, tem expertise nesse público.
Aproveite para conhecer mais sobre os produtos e os serviços da Unicred! Saiba mais detalhes sobre o seguro por cooperativa e veja as vantagens que ele oferece em relação ao seguro oferecido por seguradoras.