Entenda qual a importância da reserva de emergência e como construir a sua!
Postado em 29 de julho de 2021

Já ouviu falar em reserva de emergência? Esse montante guardado é responsável por um cenário de ânimo nos momentos mais inesperados, em que muitas pessoas conseguem não passar por apertos — sobretudo em ciclos de instabilidade ou crise econômica, vale observar que qualquer economia pode ser bastante útil.

Devido aos problemas financeiros enfrentados nos últimos anos, poucos brasileiros estão investindo em uma reserva para momentos complicados. As vantagens são muitas, como a possibilidade de passar por dias difíceis com a tranquilidade de saber que você está financeiramente preparado para situações emergenciais.

No entanto, quando as pessoas não fazem essa economia, problemas financeiros podem surgir, além de todo o estresse. Portanto, elaboramos este texto para ajudar você a compreender a importância de poupar dinheiro e construir uma reserva adequadamente!

Entenda a importância de ter uma reserva de emergência

Desde a infância, somos ensinados a poupar dinheiro no cofre para ter uma reserva no futuro. Esse hábito não foi inventado por acaso. Considerando que o futuro não pode ser completamente previsível, devemos estar minimamente preparados para enfrentar circunstâncias de imprevistos ou urgências.

Já pensou que você pode, eventualmente, ter de lidar com uma enfermidade de alguém na família, ou precisar ajudar financeiramente um parente próximo? Embora estar emocionalmente preparado possa ser difícil, pelo menos, é possível tomar medidas de precaução para a parte financeira.

As dificuldades da crise causadas pela pandemia da COVID-19

A crise da COVID-19 trouxe ainda mais problemas de ordem econômica, também para os profissionais de saúde. Mesmo após a existência de uma vacina, estamos vivendo em um momento sem precedentes. Não é possível ainda saber como a economia e as relações voltarão a ser como antes, sem nos preocupar em usar máscaras e manter o distanciamento social.

Esse estilo de vida totalmente novo acaba influenciando fortemente as finanças das pessoas. Os gastos que podem surgir com alimentação, moradia e saúde podem ser ainda maiores — e até inesperados.

Sobretudo se você está iniciando sua carreira e quer ter mais segurança para seguir os passos certeiros, a fim de garantir uma boa renda, vale a pena entender um pouco mais sobre finanças e, principalmente, tomar as melhores precauções para seus recursos pessoais.

Levando tudo isso em consideração, apoiar uma reserva de dinheiro é de grande importância para evitar dívidas e outros problemas financeiros. Você acha que, nessas condições, ter uma reserva de emergência será um desafio para você? Continue a leitura e saiba mais detalhes sobre o que fazer.

Conheça as melhores formas de fazer a sua reserva de emergência

pessoa segurando um porquinho que remete à reserva de emergência

Está pensando em fazer uma reserva de emergência? Imaginamos que agora você tenha percebido a importância dessa prática e deseja preparar suas finanças. Mas como se organizar para começar essa economia? Não se preocupe! Separamos algumas informações valiosas que vão ajudar as pessoas, assim como você, que pensam no futuro.

O primeiro passo é organizar suas finanças, afinal, devemos possibilitar que todas as contas a pagar sejam quitadas normalmente. Mantenha todas as suas dívidas em controle, para não ter nenhum gasto excessivo nesse momento. Essa regra também vale para as compras fora de hora que podem ser evitadas. Por isso, faça uma lista de compras somente com os itens que são indispensáveis.

Essa é uma forma eficiente de organizar os gastos mensais e saber como você está gastando seu dinheiro. Estamos nos referindo a uma parte importante que não deve ser ignorada. Além disso, lembre-se de ter uma base para manter seus gastos. Como mencionamos anteriormente, o valor transferido mensalmente para a reserva não pode atrapalhar gastos importantes, como conta de luz e água.

Avalie a possibilidade de investir

Há boas opções no mercado para investimentos financeiros, que atendem desde as pessoas mais conservadoras até aquelas mais arrojadas — por exemplo: o RDC (Recibo de Depósito Cooperativo), a LCI (Letra de Crédito Imobiliário), a LF (Letra Financeira) e a previdência privada. A iniciativa de manter por um tempo aportes frequentes vai garantir maior segurança financeira e uma reserva para os eventuais momentos de aperto no futuro.

Contrate as soluções de uma empresa apropriada

Existem diversas formas de começar a investir suas finanças para ter uma reserva de emergência. Algumas pessoas preferem optar por deixar o dinheiro na poupança rendendo. Entretanto, ao longo dos anos percebemos que essa não é a opção mais viável para a maioria dos brasileiros. Isso acontece porque a porcentagem de rendimento da poupança não é tão alta em comparação a outros tipos de investimentos.

Um bom exemplo disso são as soluções das Unicred, empresa que oferece tudo que o investidor esteja precisando. Ao contratar a solução de investimento dessa organização, os indivíduos têm consultoria personalizada para identificar o objetivo da economia. Além de garantir muita segurança e liquidez para os cooperados aplicarem dinheiro e obter os melhores resultados futuramente.

Identifique o tamanho da reserva de emergência ideal

Até aqui, já conhecemos algumas maneiras de começar a montar uma reserva para situações emergenciais. Mas qual seria o tamanho certo dessa economia? Bom, essa resposta depende do contexto de cada indivíduo.

Não é possível fazer uma reserva muito grande e que esteja fora do seu alcance, pois isso pode acarretar dívidas. Antes de decidir o tamanho dessa reserva, saiba que os valores precisam estar à sua disposição a todo momento.

Dependendo da reserva, algumas empresas permitem que o valor seja retirado somente após um determinado período. Nesse caso, estamos nos referindo a um investimento, totalmente diferente da economia de emergência propriamente dita. De acordo com o seu estilo de vida, pode ser interessante ter um valor para arcar com as contas dos próximos seis meses.

Identifique o valor total das despesas do seu lar. Vamos supor que elas estejam em torno de R$ 2 mil reais, sendo assim, tente fazer uma reserva de no mínimo R$ 10 mil reais para ter uma segurança maior. Pelos próximos seis meses, essas pessoas que se organizaram para poupar vão poder seguir com a vida mesmo nos momentos mais difíceis.

Viu como ter uma reserva de emergência é fundamental para as pessoas terem um controle financeiro maior? Mesmo que seja complexo evitar gastos durante o momento em que estamos vivendo, anote e calcule todos os valores. Por esta razão, indicamos as soluções da Unicred que podem facilitar a economia dos profissionais de saúde em tempos difíceis. Essa é definitivamente a melhor maneira de poupar e encontrar uma saída para emergências.

Esperamos que tenha gostado! Se você gosta de acessar o nosso conteúdo, precisa conhecer as soluções que temos para o seu negócio. Aproveite que já terminou a leitura do artigo e entre em contato com a Unicred!

Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados.

LEIA TAMBÉM