A importância dos diferentes tipos de seguro
Postado em 25 de maio de 2023

Os diferentes tipos de seguro são um instrumento de resguardo financeiro cujo objetivo é minimizar as perdas decorrentes de eventos inesperados. Por meio do pagamento de uma taxa, chamada prêmio, o cooperado transfere o risco de um possível prejuízo para a seguradora.

Apesar das facilidades, você conhece a importância e sabe diferenciar os diferentes tipos de seguro existentes? Neste post, explicaremos, de forma bem detalhada, tudo o que você precisa saber em relação a seguros. Ainda daremos dicas de pontos de atenção antes de escolher o seu. Aproveite a leitura!

Qual a importância dos seguros?

Vale destacar que os seguros são relevantes por uma série de motivos. Em geral, visam proteger as pessoas ou empresas e suas propriedades contra ameaças e imprevistos que podem acontecer ao longo da vida.

Separamos algumas principais razões pelas quais os seguros são importantes, confira a seguir!

Proteção financeira

Essa garantia traz uma segurança financeira em caso de acidentes, doenças ou outros eventos imprevistos. Além disso, costumam reparar ou substituir bens danificados, bem como custos médicos e despesas relacionadas à perda de renda.

Tranquilidade

Saber que você tem um seguro contratado pode ajudar a proporcionar tranquilidade. É uma forma muito eficaz de reduzir o estresse e a ansiedade em relação a possíveis problemas.

Planejamento financeiro

É possível planejar o futuro financeiro, pois o seguro oferece cobertura para necessidades específicas, como cuidados de saúde ou proteção de propriedade.

Incentivo ao investimento

Algumas formas de seguro, como o seguro de vida, podem incentivar a diversificação de investimentos a longo prazo. Assim, ajuda fortemente a garantir a segurança econômica de uma família ou familiar após a morte do segurado.

Dia Continental do Seguro: uma data dedicada a este ramo

O ramo de seguros possui uma data dedicada a esse tido de serviço. É o Dia Continental do Seguro, que é comemorado em 14 de maio em diversos países da América Latina, incluindo Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru e Uruguai.

A data foi escolhida em homenagem ao dia da fundação da Confederação Interamericana de Seguros (CIS) em 14 de maio de 1946. Ela nada mais é que uma organização que busca promover o desenvolvimento e a cooperação entre as empresas de seguros do continente.

A CIS foi criada para estabelecer padrões comuns de regulamentação, bem como de incentivar o intercâmbio de informações e experiências entre as empresas. Assim, a organização trabalha para promover a formação e a capacitação de profissionais do setor de seguros.

Trata-se de uma maneira de incentivar a educação financeira e a conscientização sobre a relevância do seguro como ferramenta de proteção.

Ou seja, a data é uma oportunidade para que as empresas de seguros e os consumidores em geral reflitam sobre a importância do seguro. É um excelente benefício que contribui ativamente na tutela patrimonial e na promoção da segurança financeira.

Quais são os principais tipos de seguro?

No mercado existem vários tipos de seguros, cada um com suas características específicas e finalidades. Abaixo estão algumas espécies existentes e a importância de cada uma delas:

  • Seguro de vida: é uma forma de proteger os dependentes do segurado em caso de morte ou invalidez. Ele pode incluir despesas funerárias, dívidas e outras despesas;
  • Seguro de saúde: garante o acesso a tratamentos médicos e procedimentos hospitalares em caso de doenças graves ou acidentes. Geralmente abarca consultas médicas, exames, cirurgias e internações;
  • Seguro de automóveis: é obrigatório por lei em muitos países e visa proteger o bem do segurado em caso de acidentes leves ou graves, danos a terceiros, entre outros. É apropriado para consolidar a proteção em caso de incidentes envolvendo seu veículo;
  • Seguro residencial: é essencial para o patrimônio em situações como, incêndios, inundações, entre outros eventos imprevistos que possam causar danos à residência. Você pode ser contemplado por reparos, substituição de bens e despesas adicionais como hospedagem em caso de desalojamento;
  • Seguro viagem: compreende despesas médicas e hospitalares, extravio de bagagem, cancelamentos ou atrasos. Ou então, outros imprevistos que podem ocorrer durante o passeio;
  • Seguro prestamista: é comum em empréstimos pessoais, consignados, financiamentos imobiliários e outros tipos de crédito. Em geral, o seguro prestamista é contratado com o empréstimo, e seu valor é calculado com base no valor da dívida e no perfil do cliente;
  • Seguro de equipamentos: é uma modalidade que visa proteger os bens materiais utilizados para a execução de atividades profissionais ou pessoais. Se você é um profissional liberal, é uma opção muito interessante.

O que considerar no momento da contratação?

Antes de concluir um contrato, é relevante que você cheque algumas informações. No seguro de vida, por exemplo, é recomendável avaliar o valor da cobertura.

Além disso, é necessário entender se é o suficiente para garantir a tutela da renda dos dependentes em caso de falecimento ou invalidez.

Vale, ainda, checar se há exclusões ou limitações na apólice, como doenças preexistentes ou atividades de risco.

Já no seguro de automóveis, vale checar o valor da franquia, ou seja, o montante que deve ser pago em caso de sinistro. Pergunte também sobre as coberturas oferecidas: roubo, avarias, perda total, entre outros.

Ou seja, existem diferentes tipos de seguros e você precisa entender qual é a sua prioridade no momento de contratar. Planeje suas finanças para ter mais estabilidade e invista em algum que se adéque melhor aos seus objetivos! Afinal, vale muito a pena investir no seu futuro de forma estratégica!

Agora que você aprendeu tudo sobre o assunto, conheça os diferentes tipos de seguro da Unicred. Você pode contar com o suporte de profissionais especializados e escolher o benefício que melhor atenda as suas expectativas, necessidades e desejos.

Unicred

LEIA TAMBÉM