Durante a pandemia, muitas pessoas trocaram as operações financeiras presenciais pelas virtuais. O distanciamento social, a segurança e a saúde de todos motivaram essa significativa transformação digital. E, dentro dela, cresceu a utilização de uma modalidade: o link de pagamento.
Hoje, cerca de 44% dos pagamentos¹ são feitos totalmente pela internet e a tendência é que esse número cresça ainda mais. Afinal, a população está sempre em busca de maneiras de otimizar o dia a dia com a ajuda de recursos simples e que realmente sejam efetivos.
Além disso, essa é uma maneira de modernizar qualquer tipo de negócio e atuação no mercado, uma vez que amplia as possibilidades de recebimento de valores e, consequentemente, de lucro. Ou seja, é indispensável fazer parte dessa evolução se quiser expandir seu negócio e desenvolver seus produtos e serviços.
Mas você sabe exatamente como esse método funciona e quais são as vantagens para quem recebe e para quem paga? Quer entender exatamente como adotar essa tecnologia? Neste conteúdo, você poderá aprender tudo sobre o assunto e descobrir o que ele pode fazer por sua empresa e seus ganhos.
O link de pagamento funciona como uma espécie de pagamento a distância. Por meio de um sistema, o vendedor ou prestador de serviço cria um link com o valor e demais detalhes da compra e envia para o consumidor.
Por meio desse link, o cliente pode escolher como deseja efetivar a transação: por boleto, cartão de crédito, débito no saldo bancário, PIX, entre outras opções. Assim que o pagamento é computado, o vendedor é comunicado e recebe o dinheiro.
Esse é um recurso considerado muito prático, tanto pela rapidez com a qual pode ser gerado, quanto pela facilidade de utilização por parte dos usuários. Para completar, ele ainda pode ser usado para outras transações, como estornos e parcelamentos.
Para gerar um link, você precisa preencher um formulário com todas as informações do produtos ou serviços e valores. O link gerado é automático e basta compartilhá-lo com o cliente.
Os links de pagamento podem ser enviados ao consumidor por qualquer meio de digital. Os mais utilizados são WhatsApp, Telegram, SMS, e-mail, Facebook e Instagram.
São muitas funcionalidades que podem ser ajustadas e personalizadas de acordo com as necessidades do comprador ou do vendedor. Dessa maneira, é possível perceber como estamos diante de um recurso bastante completo.
Utilizar o link de pagamento em vendas de produtos ou serviços pode integrar a estratégia ideal para você que busca agregar os seguintes fatores em seus processos:
Primeiro, saiba que é muito fácil aderir a esse recurso. Basta escolher a instituição financeira que melhor atende ao seu negócio e conferir se ela oferece o serviço.
A maioria das instituições cobra uma taxa pela transação realizada, embora a criação do link seja gratuita. Algumas, ainda, buscam oferecer outras vantagens agregadas ao cliente — para que essa pequena cobrança valha a pena.
Com isso, a principal recomendação é apenas verificar o que está incluso no serviço. Avalie, por exemplo, em quanto tempo o valor é liberado para você após o pagamento, e outras características que otimizem o uso.
O link de pagamento é gerado em apenas alguns minutos. Ele é totalmente personalizado, com a imagem de sua marca e total adaptação à demanda do cliente, como uma breve descrição do que está sendo negociado, valores, opções de parcelamento, mensagem após a compra e muito mais.
Assim que você gera um link de pagamento, pode compartilhá-lo em absolutamente qualquer meio digital que quiser. Ou seja, isso garante mais agilidade para as transações e ainda permite ter mais controle sobre os recebimentos.
O cliente só precisa clicar no link para efetuar a compra e inserir os dados de pagamento. É uma dinâmica transparente para quem paga e para quem cobra: enquanto o primeiro já pode se preparar para receber sua compra, o vendedor tem a confirmação exata de compra realizada e pode até ter acesso ao valor de maneira instantânea.
Se você trabalha com prestação de serviços, como em clínicas médicas ou odontológicas, sabe que muitos consumidores preferem fazer todo contato e pagamento por meio de redes sociais. Aplicativos como WhatsApp e Instagram são extremamente populares para esse fim e é possível até mesmo criar contas empresariais nessas redes.
Aliada ao uso do link de pagamento, a comunicação nesses canais pode não apenas solucionar dúvidas ou agendar horários de consultas, mas também facilitar o recebimento de valores e atrair o público que aprecia tecnologia e praticidade.
De acordo com a política da sua clínica, o seu paciente pode acessar o link antes ou depois do atendimento e efetuar o pagamento com a opção que preferir. Em uma sessão de fisioterapia, por exemplo, o paciente precisa apenas levar o celular para fazer todo o processo de identificação e acertar os valores. Prático, não é mesmo?
As instituições financeiras que oferecem esse serviço trabalham com sistemas antifraudes que permitem muito mais segurança nas transações. Além disso, o fato de a URL ser personalizada assegura ao cliente que a compra realizada é realmente a que solicitou.
Ainda é possível criar links com datas para expirar e também confirmações rápidas de identidade. Tudo isso acrescenta uma camada a mais de proteção à transação, então, o cliente fica mais à vontade para inserir seus dados.
Por último, vale mencionar que o uso de um link traz muito mais credibilidade ao negócio. Afinal, é mais difícil para o cliente confiar em uma empresa que só solicita transferência bancária como pagamento, pois ela não está atenta às inovações do mercado, existindo um recurso muito mais moderno e transparente já disponível.
Garantir a organização e o controle do fluxo financeiro é importante para toda empresa. Do contrário, podem surgir erros e confusões na hora de fechar o caixa, algo muito recorrente quando os pagamentos são realizados em dinheiro e na loja física.
Com a plataforma pela qual você consegue gerar o link, é possível acompanhar e registrar constantemente todas as operações realizadas. Sempre que receber algum valor, uma notificação mostrará as informações mais importantes acerca da transação: valor total, forma de pagamento, responsável pelo pagamento, data e hora, entre outras.
Essa é uma ótima maneira de melhorar o fluxo de caixa e entender de verdade o funcionamento do negócio, além de manter todos os registros mais organizados para consultas posteriores.
Utilizar o link de pagamento é uma forma de trazer menos burocracia para o dia a dia do seu cliente. Como o link é um atalho, ele redireciona o usuário diretamente para o fechamento da compra em apenas alguns cliques.
O consumidor passa a ter menos distrações e mais interesse em realizar a aquisição. Além disso, ele não precisa preencher muitos dados, o que diminui o tempo de espera em uma página de e-commerce, por exemplo.
Para a empresa, a notificação de pagamento surge quase que imediatamente. Para compras à vista, não há trâmites complicados para receber o dinheiro. Já para compras a prazo, algumas instituições oferecem a antecipação de recebíveis. É o caso do Unicred Pay, cujos detalhes são apresentados logo mais.
É muito rápido e simples definir uma URL para a venda de links específicos. Dessa maneira, você pode criar promoções relâmpago para redes sociais ou ações de mídia paga de forma totalmente segura. Por exemplo, se a sua clínica de estética está oferecendo desconto em um procedimento de peeling, é possível criar uma campanha focada nesse segmento e ativar o link de pagamento para esse fim.
Você ainda consegue determinar quantas vezes o link ficará disponível para uso. Com isso, o cliente não corre o risco de comprar algo que já está esgotado, e dá para garantir que o estoque do empreendimento não se esgote antes do previsto.
É você quem decide qual será a melhor forma de receber seu dinheiro, uma vez que a escolha por PIX, boleto, débito ou crédito, entre outras, é realizada durante a criação do link.
Nesse momento, também é ativada a opção de parcelamento para o comprador. Ou seja, em uma venda de cunho mais informal, esses detalhes podem ser combinados diretamente entre as partes envolvidas.
Além das redes sociais, é possível utilizar o link de pagamento em outras modalidades de venda de produtos ou serviços, como no televendas. Nesse contexto, não será mais preciso anotar dados dos clientes, apenas enviar o link por algum meio digital.
As vendas por delivery também são bastante otimizadas nesse sentido. O entregador não precisará transportar máquinas de cartão ou dinheiro em espécie. Além disso, o comprador pode fazer o pagamento tanto com antecedência quanto na hora mesmo em que receber a entrega.
Todas as vantagens citadas até então são essenciais para fornecer uma experiência satisfatória ao cliente. Como ele se sente mais seguro e confiante em realizar a compra, fica mais feliz ao longo do processo.
Essa experiência positiva ainda pode ser compartilhada com outras pessoas, fazendo com que o cliente não apenas seja fidelizado, mas ainda indique seus produtos e serviços para outras pessoas. Sem burocracia para enfrentar, a tendência ainda é que o cliente faça compras com maior frequência.
Ou seja, você vende mais, em um curto espaço de tempo, e ainda tem a chance de aumentar seu lucro e prospectar novos consumidores. Além disso, tem um incentivo para continuar a oferecer outras facilidades e inovações ao público.
Aderindo a essa e a outras tendências, como o Open Finance, e pensando em oferecer sempre o melhor a todos os seus cooperados, a Unicred desenvolveu uma solução chamada Unicred Pay. Trata-se de uma plataforma exclusiva para criar links de pagamento e administrar todos os recebimentos.
Que tal conhecer um pouco mais sobre ela? Aqui estão vantagens que mostram como a ferramenta facilita a gestão de finanças de um cooperado na prática.
É muito mais fácil ter seu link em mãos com a Unicred Pay. Todos os links são gerados sem limites e a distância — tanto no cartão de crédito parcelado em até 12 vezes, quanto via PIX ou boleto.
A contratação da Unicred Pay leva apenas alguns segundos. Basta acessar o site ou utilizar o aplicativo Unicred Mobile e aceitar as condições de uso.
Com apenas alguns cliques, é possível acessar todo o histórico de transações. Você fica sempre de olho em seus recebimentos e em demais movimentações digitais.
Além de viabilizar pagamentos que ainda não são possíveis de forma digital e a distância, a Unicred Pay também oferece a isenção de custo com a máquina de cartão ao cooperado. As taxas e os custos ainda são muito abaixo de outras alternativas disponíveis no mercado.
Nada de esperar pelo dinheiro cair em sua conta. Com a antecipação de recebíveis, você transforma as vendas a prazo em recursos financeiros imediatos.
Gostou dessa opção? Para aderir a essa e a outras novidades da Unicred, basta entrar em contato com seu gerente de conta ou procurar por outros canais de atendimento a fim de obter mais informações.
Utilizar a tecnologia a seu favor é essencial para conduzir bem um negócio, tanto online quanto presencialmente, uma vez que os processos estão cada vez mais digitalizados, e é preciso acompanhar de perto as mudanças. Em especial, quando tudo é feito para facilitar a gestão e o contato direto com o consumidor.
Como pode notar, o link de pagamento é uma maneira de alimentar a sensação de urgência do consumidor quando ele realmente está interessado em uma compra. Com menos burocracia e mais agilidade para efetivar a aquisição, a probabilidade de compra só aumenta. Você passa a vender muito mais e ainda consegue ampliar as plataformas de contato e atendimento.
Quer contar com esse serviço digital em sua empresa? Associe-se agora mesmo e faça parte da Unicred! Como cooperado, você terá acesso não somente a esse serviço, mas a muitos outros benefícios interessantes para seu negócio. Esperamos por você!
¹ Pandemia acelera a popularização do pagamento digital
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados.