Veja as opções que você tem para fazer seu dinheiro render
Postado em 10 de fevereiro de 2020 - Atualizado em 14 de fevereiro de 2020

Mais da metade da população brasileira não consegue aproveitar a vida como gostaria por não saber administrar seus ganhos. Saber como fazer o dinheiro render, por outro lado, é um ótimo caminho para fugir dessa estatística e ter mais tranquilidade. Além disso, as medidas certas aumentam a segurança e trazem novas oportunidades.

O melhor de tudo é que obter esse rendimento não é tão difícil. A mudança de alguns pensamentos e a criação de hábitos são dois pontos essenciais para os resultados. Assim, você conseguirá aproveitar melhor seus recursos.

Para saber como fazer o dinheiro render, confira algumas dicas e confira 2 ótimas opções para investir!

Faça um bom planejamento de finanças

A desorganização de quanto você ganha e do quanto gasta só atrapalha o rendimento dos valores. Por isso, é preciso começar a elaborar um planejamento completo sobre a sua vida financeira.

No início, vale a pena colocar no papel quais são todos os seus ganhos e seus gastos. Utilize uma planilha ou mesmo aplicativos para registrar as entradas e as saídas financeiras. Identifique cada uma das movimentações, pois isso tornará sua análise mais fácil.

Com essas informações, já será possível saber o que consome seus recursos e o que precisa ser adaptado. Assim, há como obter as melhores condições de aproveitamento do dinheiro.

Além disso, vale a pena criar um orçamento doméstico, se quiser aprender como fazer o dinheiro render. Desse modo, você determina quais são os gastos para cada área da vida e estabelece limites. Torna-se mais fácil controlar as movimentações, sem que nenhuma parte fique sem o que é necessário.

Evite gastar por impulso

Começar a juntar é fundamental no processo de como fazer o dinheiro render. Além das dicas que daremos nesse sentido, é essencial ter cuidado com as compras por impulso. Os gastos sem planejamento, mesmo que pareçam pequenos, podem comprometer o seu orçamento por completo.

Então, o melhor é refletir muito bem antes de tomar qualquer decisão de compra. Pense se realmente precisa, se pode pagar e se comprar é a escolha ideal. Depois desse “filtro”, é necessário se planejar para fazer uma aquisição adequada.

Além de evitar que os recursos sigam para funções pouco interessantes, é uma maneira de mudar seu comportamento. Dessa forma, você terá uma nova mentalidade e uma relação melhor com o dinheiro, o que o tornará mais rentável.

Livre-se das dívidas

Imagine tentar encher um recipiente de líquido. No entanto, ele tem um furo que vaza sem parar e, às vezes, com maior vazão que você enche. Será impossível encher e manter o recipiente completo, certo? No caso do seu orçamento, o “furo” é representado pelas dívidas. Elas são ralos financeiros e atrapalham o planejamento.

Já que a intenção é saber como fazer o dinheiro render, é preciso criar um plano para se livrar das dívidas. Avalie quais são os valores em aberto e faça uma negociação com os credores. Dependendo do caso, pode ser interessante pedir um empréstimo com taxas de juros menores que as dívidas, por exemplo.

Depois de quitar as que já existem, evite criar outros débitos. Prefira realizar o pagamento à vista e garanta que os valores são possíveis para a sua realidade. Com um orçamento “limpo” e livre desses vazamentos, vai ser mais fácil aplicar as técnicas de como fazer o dinheiro render.

Tenha metas de economia

controle financeiro pessoal

Para aumentar o seu patrimônio e alavancar seus ganhos, é essencial ter uma reserva financeira. Juntar dinheiro permite que você tenha maior poder de negociação e faz com que aproveite novas oportunidades. Então, é hora de criar metas financeiras para economizar.

Defina, por exemplo, a necessidade de guardar 10% do salário assim que recebê-lo. Também vale a pena pensar em maneiras de realizar trocas inteligentes ou de cortar gastos realmente desnecessários.

Como a intenção é ter sucesso em como fazer o dinheiro render, vale entender que não se trata de passar por um sacrifício temporário. Na verdade, a intenção deve ser ajustar seu padrão de vida para ter total conforto, mas sem gastar mais do que ganha.

Invista para saber como fazer o dinheiro render

Depois de seguir os passos anteriores, você terá um montante já reservado e esperando para começar a render. Nesse sentido, o melhor é buscar maneiras de investir seus recursos.

Com os investimentos, passa a ser remunerado por juros compostos, que variam de acordo com cada aplicação. Ao final, tem a chance de receber mais dinheiro que aplicou, o que garante o retorno. Portanto, é a fórmula certa para entender como fazer o dinheiro render.

Em princípio, é preciso saber qual é o seu perfil de investidor. Os conservadores buscam segurança e os arrojados visam ao lucro máximo (mesmo que corram mais riscos). Já os moderados estão dispostos a correr riscos controlados, desde que ganhem a mais. Pense em seus objetivos e como isso se reflete em seu perfil.

Depois, é o momento de montar sua carteira de investimentos. Vale aplicar na renda fixa e na variável, já que isso melhora a diversificação, amplia os ganhos e reduz os riscos. A seguir, conheça boas alternativas para aproveitar!

1. RDC

O Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) é um investimento voltado para o ramo das cooperativas. De forma simples, você “empresta” dinheiro para a cooperativa, que utiliza os valores para financiar suas operações. Em troca, recebe uma rentabilidade definida, o que torna essa uma opção de renda fixa.

O retorno pode ser do tipo pré ou pós-fixado (quando acompanha um indicador da economia). Além disso, ela conta com diversos prazos de vencimento e liquidez diária. Então, é possível resgatar os valores sempre que quiser.

O valor também é protegido pelo Fundo Garantidor do Cooperativismo de Crédito (FGCoop), que cobre até R$ 250 mil, por CPF.

2. Previdência privada

A previdência privada é a melhor pedida para quem pretende manter seu patamar de consumo, independência financeira e padrão de vida na terceira idade. Trata-se de uma experiência muito melhor, é claro, do que a previdência pública vai proporcionar.

Com aportes esporádicos, você consegue diversificar sua distribuição dos recursos, sem se preocupar tanto com a gestão desse dinheiro. Sem falar que, se for preciso, você poderá fazer o resgate do montante antes da hora.

Para aproveitar ao máximo as oportunidades, vale a pena recorrer a uma cooperativa de crédito. Por ser uma entidade sem fins lucrativos, oferece rentabilidade acima da média e taxas de administração menores. Além disso, o dinheiro que você aplica fortalece a sua região, gerando desenvolvimento local.

Após seguir esses passos, você saberá como fazer o dinheiro render da melhor forma. Quanto aos investimentos, busque alternativas adequadas ao seu perfil e aproveite as oportunidades da maneira ideal!

Para ficar por dentro das novidades e ter outras dicas, acompanhe nossas publicações no LinkedIn!

Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados.

LEIA TAMBÉM