Um mini guia para você ter uma administração financeira melhor e ser mais organizado!
Postado em 27 de novembro de 2019

Um dos principais fatores de “mortalidade” das empresas está relacionado à conta bancária. Uma administração financeira ruim ou até inexistente é uma das maiores causas de falência, segundo o Sebrae. Afinal, sem ter os recursos necessários, o negócio não consegue manter as suas operações.

Ao mesmo tempo, o oposto também é verdadeiro. O cuidado certo nesse sentido é um dos ingredientes de sucesso para negócios de todos os tipos. Portanto, ter organização é indispensável.

Na sequência, veja como explorar todo o potencial da administração financeira e atinja novos patamares!

O que é essa administração e qual é o objetivo?

Ao pensar na teoria, a “administração financeira compreende todos os processos ligados aos recursos monetários de um negócio”. Parece complicado? Mas, na verdade, não é. Basicamente, ela diz respeito ao gerenciamento das finanças, em diferentes momentos da atuação empresarial.

Quando uma empresa provisiona recursos para pagar salários ou para pagar um fornecedor, ela está utilizando esse conceito. Ele está presente da mesma maneira quando há a intenção de aumentar os lucros, por exemplo.

Portanto, seu objetivo principal é cuidar do dinheiro do negócio e garantir que os recursos necessários estejam disponíveis no momento adequado.

Como a administração financeira ajuda as empresas?

Independentemente do tamanho ou da área que atua, essa administração é indispensável para o sucesso. Afinal, ela ajuda a controlar os gastos e a maximizar os ganhos, o que torna o negócio rentável e viável.

A administração financeira também é de alta relevância para fortalecer a empresa e permitir que ela continue a operar de maneira adequada. A falta de capital pode ser fatal para o negócio e é por isso que o cuidado com as finanças é tão importante.

Usados corretamente, os valores ainda ajudam a garantir diferenciação e competitividade para a marca. Portanto, é um conjunto de ações que são essenciais para atingir o sucesso — ou, se for o caso, para reverter uma situação negativa e de perdas.

Como colocar esse conceito em prática?

Como a administração financeira não é composta por apenas uma atividade, é comum dividir o processo em etapas. É indispensável executar todos os passos, pois cada um tem a sua importância para o que se pretende conquistar.

Além disso, a divisão oferece mais controle sobre cada ação e aumenta as chances de sucesso. Para não ter dúvidas, descubra como adotar esse conceito em seu cotidiano!

Análise financeira

O primeiro passo é fazer um diagnóstico da situação, com o objetivo de entender quais são as necessidades e oportunidades. Isso é possível por meio da análise financeira, que estuda os resultados já obtidos pela e a movimentação futura de caixa.

É nesse momento em que são identificados pontos como o desenvolvimento do faturamento bruto, a margem de lucro conquistada e os principais desperdícios. Como você sabe de que maneiras o dinheiro entra e sai, inclusive, se torna mais capaz de reconhecer os gargalos e as oportunidades de melhoria.

Planejamento de finanças

Depois de fazer o reconhecimento inicial, a administração financeira segue para a etapa de planejamento. A ideia é criar um “mapa” para identificar como o dinheiro deve ser distribuído entre os diferentes setores, por exemplo. Também é nesse momento em que são previstas as principais mudanças, como em relação à redução dos desperdícios.

O orçamento deve ser associado a novas metas e objetivos e as possibilidades de melhoria identificadas. Assim, ele serve como uma ferramenta de apoio ao desenvolvimento do negócio.

Utilização de recursos

Em seguida, é hora de partir para a prática, o que significa começar a utilizar os recursos conforme o previsto. Nesse momento, o dinheiro passa a ser alocado nas áreas previstas no orçamento e há um ciclo financeiro de vendas, ganhos e reinvestimento.

Se for preciso, também é nessa etapa em que a administração financeira reconhece a necessidade de obter novos valores. Assim, é possível cumprir os planos financeiros e maximizar os resultados.

Obtenção de crédito

Para colocar em prática os projetos de expansão ou reforço do negócio, é comum precisar “injetar” valores. Como nem sempre há disponibilidade de dinheiro para esses investimentos, há a obtenção de crédito.

É o caso de conseguir financiamentos ou o apoio de novos investidores. Com esses valores extras, é possível cumprir as metas e atender às obrigações previstas.

Realização de cobranças

Também é interessante pensar nas cobranças como uma ferramenta para cuidar melhor do dinheiro. Ao evitar a inadimplência dos clientes, a empresa sofre menos para cumprir com todos os pagamentos.

O ideal é prever uma régua de relacionamento e cobrança, com ações automáticas e padronizadas para manter os recebimentos em dia.

Acompanhamento de caixa

Outro ponto importante da administração financeira de um negócio é o acompanhamento dos valores. Verificar o fluxo de caixa é a melhor forma de fazer isso e consiste em ficar de olho em todas as entradas e saídas financeiras.

Com essa visão ampla sobre o comportamento das finanças, é possível entender como o negócio se posiciona e quanto há disponível (ou é necessário) em caixa em determinado momento. Assim, é mais tranquilo se planejar para as próximas semanas e decisões.

Controle de contas a pagar e receber

Inclusive, o controle de caixa tem tudo a ver com as contas a pagar e a receber. As primeiras representam o quanto o negócio ainda tem que gastar, como com o pagamento dos fornecedores e do crédito. Já as contas a receber têm a ver com os ganhos futuros, como o pagamento de compras parceladas.

Ficar de olho nesses números permite elaborar o fluxo de caixa projetado, que considera qual será a situação financeira em determinado período do mês ou do ano. Esse é o melhor meio de se preparar para necessidades financeiras e para cumprir suas metas de desempenho.

Qual é o papel de uma instituição financeira parceira?

Como foi possível perceber, essa parte da administração é um componente imprescindível para o sucesso de qualquer negócio. No entanto, ela não depende apenas da gestão interna, o que leva à necessidade de ter uma parceria estratégica com uma instituição financeira.

Ela pode oferecer condições atraentes de crédito e linhas variadas, como capital de giro para o 13º salário ou para a compra de máquinas. Além disso, é interessante ter o apoio para manter o controle sobre cobranças e até para a captação de clientes.

Com a atuação da instituição financeira, portanto, seu negócio passa por melhorias no faturamento e no controle dos resultados.

Ao mesmo tempo, é preciso ter atenção. Bancos tradicionais são voltados para o lucro de seus acionistas, o que eleva as taxas de juros e gera condições menos favoráveis. Como alternativa, vale a pena recorrer a uma cooperativa de crédito.

Ao se tornar um cooperado, a empresa terá acesso a condições diferenciadas e diversas linhas de crédito que não pesam tanto no orçamento. Como cada integrante também é dono do negócio e tem poder de decisão, é possível participar mais e alcançar mais rapidamente os objetivos que se tem à vista.

Com esse apoio, você faz com que a sua empresa tenha um grau de endividamento menor, ao mesmo tempo em que não deixa de aproveitar oportunidades. Será bem mais fácil se consolidar no mercado!

A administração financeira é responsável por guiar o seu negócio até o sucesso. Com organização e o uso das ferramentas da maneira certa, é possível se destacar e driblar os desafios.

E já que o assunto tem a ver com as finanças, veja como fazer um empréstimo para pagar o 13º salário!

Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados.

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