Conheça 4 tipos de financiamento e saiba como contratar
Postado em 20 de setembro de 2023

O financiamento é um recurso eficiente para quem deseja acelerar a conquista de um sonho. Além de seguro, é uma forma de encaixar o investimento no seu bolso, de acordo com a sua realidade financeira. Por isso, vale a pena conhecer os tipos de financiamento e saber como contratá-los.

Ao entender mais sobre o assunto, você verá o que é possível fazer agora e quais são as condições necessárias para colocar o seu plano em prática.

A boa notícia é que, ao financiar em uma cooperativa de crédito, você aproveita outras vantagens especiais que tornam essa negociação muito mais simples e vantajosa. Continue a leitura deste artigo e aproveite para tirar todas as suas dúvidas!

O que é financiamento?

O financiamento nada mais é do que uma solicitação de crédito, que pode ser usado para diversos objetivos: adquirir um veículo ou um imóvel, comprar equipamentos, contratar serviços, entre outros. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem fazer a solicitação de crédito.

Depois da aprovação, você tem determinado período para pagar o valor solicitado. É possível dividir as parcelas no curto, médio ou longo prazo —  atrelados a uma correção referente aos juros pactuados na contratação.

Geralmente, o próprio bem financiado é usado como garantia da operação e, em caso de não quitação da dívida, será a garantia a ser utilizada pela cooperativa para liquidação do contrato. Por isso, é indispensável um bom planejamento para efetuar esse tipo de contratação e utilizar o recurso sabiamente para um objetivo específico.

Quais são os principais tipos de financiamento e como contratar cada um deles?

A seguir, listamos os 4 financiamentos mais comuns e procurados pelo público, com uma breve explicação de como cada processo funciona. Confira!

1. Financiamento imobiliário

O financiamento imobiliário está entre os tipos de financiamento mais procurados. O crédito solicitado pode ser usado para aquisição de imóveis, quer sejam residenciais, como casas ou apartamentos, ou imóveis comerciais e industriais, novos ou usados, ou para execução de reformas.

O proponente passa por uma análise de crédito e, se aprovado, dará uma entrada e parcelará o valor restante, com o prazo de quitação de, no máximo, 35 anos; via de regra, porém, dependerá da idade do proponente na contratação do financiamento.

O crédito imobiliário pode cobrir até 90% do valor de um imóvel, e depois da negociação fechada, o dinheiro é liberado em até 40 dias.

Se você é associado da instituição na qual pediu o financiamento, as chances de aprovação são maiores, afinal, as condições serão sempre melhores para quem tem vínculos estreitos e uma reputação financeira positiva.

2. Financiamento de veículos

Assim como os outros tipos de financiamento, financiar veículos funciona como uma forma para aquisição de um bem móvel. Você solicita o crédito à instituição financeira, oferece uma entrada e parcela o restante do valor.

Esse tipo de financiamento engloba a aquisição de carros, motos, veículos pesados, novos, seminovos ou usados. O proponente necessita estar adimplente junto às Instituições que porventura possa ter algum contrato de empréstimo / financiamento vigente, tendo em vista a análise de seu histórico financeiro junto à instituição, aos órgãos de proteção ao crédito e ao próprio Sistema Financeiro Nacional. Ou seja, o proponente precisa estar com o “nome limpo”.

O usuário tem 60 meses para quitar o financiamento, podendo se estender até 72 meses na Unicred, dependendo das características da operação, e carência de até 90 dias para pagamento da primeira parcela.

Vale lembrar que, quanto mais rápido você realizar o pagamento total do seu financiamento, menor será a incidência de juros.

3. Financiamento de máquinas e equipamentos

O financiamento de máquinas e equipamentos é voltado para quem deseja começar ou melhorar seu próprio negócio. Ele atende a vários perfis de empresas, de grandes indústrias a consultórios médicos e odontológicos, por exemplo.

Esses são itens muito caros e que se atualizam rapidamente, então, pode ser que a troca de equipamentos, a depender do nicho da sua empresa, tenha que ser feita com frequência ou repentinamente. Por isso, o financiamento é uma ótima alternativa para resolver a questão.

O processo para solicitar o crédito é parecido com o dos outros tipos de financiamento, mas é preciso apresentar a documentação do objeto do seu negócio, além da documentação pessoal e, no caso de empresas, da documentação dos sócios e/ou representantes legais.

4. Financiamento de energia solar

Um dos tipos de financiamento que tem ganhado força ultimamente, para quem busca alternativas sustentáveis para a casa ou a empresa, é o crédito de energia solar.

As condições são similares às dos demais financiamentos. A única diferença é que as linhas de crédito foram criadas pelo governo. O prazo de pagamento pode chegar a 20 anos, porém, no caso da Unicred, o prazo é de 10 anos, de acordo com o perfil do consumidor e seu sistema de uso de energia. 

Esse tipo de financiamento engloba, ainda, tudo o que está relacionado à implementação da energia solar: compra de equipamentos, instalação e manutenção

Vale ressaltar, que essa solução tem um retorno econômico rápido, o que faz com que os custos do financiamento diminuam significativamente.

Quais são as vantagens de financiar em uma cooperativa?

Os bancos são instituições financeiras bastante tradicionais, que têm o lucro de seus acionistas como interesse primordial e uma prestação de serviços mais cara por esse motivo. Sendo assim, em um financiamento, você pode ter que lidar com algumas taxas e juros elevados.

Já em uma cooperativa financeira, o objetivo é a organização econômica dos cooperados, que contam com interesses em comum. Ela oferece para seus cooperados todas as modalidades de financiamento que você viu até agora e muito mais.

As taxas cobradas são muito mais competitivas e, como o intuito das cooperativas de crédito no Brasil não é lucrar, é possível obter acesso a um rendimento maior para o cooperado. Por fim, na cooperativa, o associado é um participante ativo, que toma decisões e tem direito a voto.

Com base nos princípios do cooperativismo e nos interesses em comum, a tendência é que os membros sejam unidos e as operações sejam muito mais positivas. Ao final de um período, quando há sobras, elas são distribuídas entre os cooperados, de acordo com a sua movimentação, ou seja, quanto maior a concentração financeira do cooperado em sua cooperativa, maior será sua participação nas sobras. Por todas essas vantagens, é muito mais tranquilo, seguro e menos burocrático financiar em uma cooperativa.

Você tem interesse em fazer um financiamento de imóvel ou apostar em outros tipos de financiamento em uma cooperativa? Para que o processo corra bem e você consiga alcançar seus objetivos, além de ter acesso a condições justas e competitivas, é preciso contar com especialistas no mercado. Nesse caso, a Unicred!

Aproveite que está por aqui e conheça nossas soluções e linhas de crédito para entender qual delas se encaixa melhor naquilo que você precisa!

Unicred

LEIA TAMBÉM