Como ter acesso às melhores taxas de juros de empréstimo do mercado?
Postado em 16 de dezembro de 2019 - Atualizado em 31 de agosto de 2020

A taxa de juros de empréstimo é uma das características importantes para avaliar ao solicitar o crédito. Se ela for muito alta, você terminará pagando muito além do que pegou emprestado e pode complicar o orçamento. Para ter uma ideia, o valor anual médio alcançou 212%, em outubro de 2019.

A boa notícia é que é possível conseguir valores em conta. Com as dicas certas, você terá acesso ao dinheiro de que precisa sem ter que pagar tanto assim em cada parcela. No final, é uma forma de economizar e manter tudo em equilíbrio.

Quer descobrir o que fazer? Venha saber como obter uma menor taxa de juros de empréstimo!

Quando vale a pena solicitar um empréstimo?

Pedir esse tipo de crédito é uma decisão adequada em algumas situações. Considerando que a média anual de juros do rotativo do cartão de crédito alcançou 345%, em outubro de 2019, é possível notar a diferença. Pegar um empréstimo para se livrar dessa dívida permite que você troque um débito caro por outro mais barato.

Além disso, é uma excelente escolha se você conseguir negociar uma dívida e obter condições diferenciadas com o pagamento à vista. Assim, você deixa de ficar no vermelho, ao mesmo tempo em que faz a quitação em parcelas.

Dependendo do caso, ainda pode ser uma alternativa para aproveitar uma oportunidade imperdível. Desde que todos os custos estejam previstos no seu planejamento financeiro, isso não vai ser um problema.

Como conseguir a melhor taxa de juros de empréstimo?

Já que o objetivo é fazer com que o crédito possa ajudar as suas finanças, é preciso encontrar as melhores condições. Com as decisões certas, você tem a chance de obter uma boa taxa de juros de empréstimo e pagar menos ao final.

Quer descobrir como ter acesso a números mais baixos? Veja algumas dicas para obter as melhores condições!

Cuide do seu histórico de pagamentos

A cobrança de juros existe por dois motivos, nos bancos tradicionais. A primeira é remunerar a instituição financeira e garantir que a operação gere ganhos. Além disso, ela é cobrada para “cobrir” os riscos de inadimplência. Por isso, quem apresenta maiores riscos de não cumprir com os compromissos em dia tem que aceitar uma taxa de juros de empréstimo que é elevada.

Para reverter essa situação, o ideal é cuidar do seu histórico de pagamentos. Evite as dívidas e ficar com o nome sujo. Tente negociar os valores atrasados e capriche no score de crédito. Fazer compras parceladas e quitá-las em dia, por exemplo, eleva a sua pontuação.

Quanto maior for o nível de segurança apresentado em seu histórico de crédito, melhor. No final, você consegue pagar uma taxa de juros de empréstimo menor e que cabe no bolso.

Pesquise bastante

Os valores dessa cobrança variam bastante de uma instituição para outra. Os bancos costumam oferecer valores distintos para clientes fixos, clientes especiais e para quem não tem vínculo com a instituição, por exemplo. Ainda que na mesma “categoria” de relacionamento, há valores distintos. Então, não tem jeito: é preciso pesquisar.

Vale a pena fazer simulações para conferir quais são os custos anuais e os valores totais cobrados por cada local. Compare esses números e confira qual é a alternativa que oferece a menor taxa de juros de empréstimo, para o mesmo crédito.

Sem essa pesquisa, você corre o risco de pagar muito mais que o necessário, ainda que com o mesmo perfil de crédito.

Tenha confiança em uma marca conhecida

Ao pesquisar alternativas para fazer um empréstimo, é possível encontrar muitas opções disponíveis. Algumas, inclusive, oferecem uma taxa de juros de empréstimo que parece ser imperdível.

O problema é que, na maioria dos casos, condições atraentes podem ser sinais de um golpe. Não existe empréstimo pessoal sem essa cobrança e nenhum que precise de um “adiantamento” para liberar o valor. Sem a devida atenção, corre-se o risco de sofrer perdas financeiras.

O ideal, portanto, é buscar uma marca conhecida e de confiança. No entanto, também não significa que seja indicado recorrer apenas aos bancos tradicionais. Há outras opções interessantes, como verá a seguir.

Entenda se o empréstimo é a melhor alternativa

Você também precisa saber se o empréstimo é, realmente, a opção perfeita para as suas necessidades. Às vezes, o crédito pessoal tem que ser substituído por uma alternativa diferente.

Se a intenção for ter dinheiro na mão para quitar uma dívida ou executar uma compra diversa, pode ser uma opção. Já se quiser comprar um carro ou um imóvel, o financiamento é mais indicado. Se a ideia for investir no negócio, o financiamento empresarial deve ser a opção. Assim, você não corre o risco de pagar além do necessário.

Como uma cooperativa de crédito pode ajudar?

Já que as instituições financeiras tradicionais não são a única alternativa, que tal recorrer a uma opção ainda mais vantajosa? Pois é isso que acontece ao escolher uma cooperativa de crédito.

Graças ao cooperativo, é possível economizar com a taxa de juros de empréstimo. O motivo principal? A entidade não tem fins lucrativos. Já que ela apenas busca garantir o acesso dos cooperados aos serviços financeiros, não há a necessidade de ser remunerada com altos valores. Na prática, você paga menos e tem acesso às melhores condições.

A verdade é que a taxa só existe no modelo para que toda a estrutura seja sustentável e para evitar os riscos de inadimplência. Diferentemente dos bancos, a oferta de valores é mais em conta e não encarece o crédito solicitado.

Além desse ponto, o modelo oferece várias outras vantagens. Entre os principais, estão:

  • poder de decisão dos membros, em que cada um tem direito a um voto sobre as principais escolhas;
  • atendimento diferenciado, em que você é tratado como dono e não apenas como mais um cliente;
  • retorno das sobras com valor proporcional, o que permite que você ganhe mais ao final ao pedir um empréstimo;
  • acesso a diversos serviços financeiros, todos com as melhores condições de mercado e muito mais.

A taxa de juros de empréstimo tem grande impacto nas suas finanças e, por isso, deve ser analisado com cuidado. Em busca da melhor alternativa, as cooperativas de crédito oferecem a solução ideal — vale a pena ficar de olho!

Para ter muitas outras dicas úteis para cuidar do seu orçamento, assine nossa newsletter e receba os conteúdos em sua caixa de entrada!

Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados.

LEIA TAMBÉM