Em outubro de 2020, o total de inadimplentes no Brasil alcançou quase 64 milhões de pessoas. As dívidas se estendem a diversas áreas, desde o comércio até a saúde. Então, faz sentido se preparar e saber como fazer cobrança de pacientes inadimplentes na sua clínica.
Desse modo, é possível garantir que o seu negócio tenha uma gestão financeira otimizada, além de diminuir os riscos e as dificuldades do cotidiano. Para isso, é preciso saber como agir.
A seguir, descubra como fazer cobrança de pacientes inadimplentes e veja como deixar tudo em dia na sua clínica!
Lidar com pacientes inadimplentes exige alguns investimentos, então o melhor é pensar em como impedir que essa situação aconteça. Inclusive, isso ajuda a manter o desempenho financeiro do negócio e garante máxima proteção sobre a atuação.
Nesse sentido, veja como diminuir os riscos de ocorrer inadimplência e descubra quais são as melhores práticas!
A análise de crédito consiste em conhecer antecipadamente o histórico de pagamento e o comportamento de uma pessoa. Trata-se de algo muito usado para crediários no comércio ou mesmo para financiamentos e empréstimos em instituições financeiras. No entanto, não é tão explorado na saúde.
Para evitar a inadimplência, o ideal é começar a adotar a análise de crédito para oferecer certas formas de pagamento. No caso de tratamentos prolongados e/ou mais caros, por exemplo, é possível usar esse recurso para ter maior segurança quanto ao pagamento.
Também é interessante fazer essa análise antes de oferecer um parcelamento próprio da clínica. Assim, é mais fácil saber quais formas de pagamento são mais adequadas para cada paciente.
Muitas vezes, a inadimplência acontece por mero esquecimento quanto ao pagamento. Então, para evitar ter que colocar em prática todas as ações de como fazer cobrança, o ideal é enviar lembretes perto da data de pagamento.
Você pode mandar as mensagens alguns dias antes e no também no dia do pagamento. Dessa maneira, quem tiver se esquecido do vencimento poderá pagar a tempo, o que ajuda o fluxo de caixa da clínica ou consultório.
Exercer um reforço positivo é outro jeito de alcançar resultados interessantes para prevenir a inadimplência. Nesse sentido, o mais indicado é estimular o pagamento de forma antecipada.
A ideia é oferecer descontos ou facilidades extras para quem pagar no dia ou mesmo algum tempo antes. Em vez de cobrar multa ou juros pelo atraso, é possível se destacar oferecendo um desconto para a quitação no prazo. No geral, isso estimula as pessoas a priorizarem esse pagamento, o que evita a inadimplência.
Caso não seja possível impedir que a situação aconteça, é essencial saber como reverter a inadimplência. Somente assim a sua clínica consegue recuperar os recursos e equilibrar melhor as contas. Então, o melhor é saber como fazer cobrança de inadimplentes.
Cada clínica tem o próprio cenário e deve adaptar a atuação para as principais necessidades. No entanto, é possível usar algumas recomendações como base para a atuação. A seguir, veja como realizar essa cobrança corretamente.
É impossível saber como fazer cobrança se não houver o preparo certo e o reconhecimento sobre o cenário. Por isso, o ideal é elaborar uma organização financeira completa e que ofereça máxima visibilidade.
Fique de olho no fluxo de caixa da clínica e acompanhe, todos os dias, quem são os pacientes inadimplentes. Isso é indispensável para entender quanto poderá ser recuperado com a estratégia certa e como cada débito em atraso impacta a sua gestão.
Além disso, a organização ajuda a agir de forma rápida. Quanto menos tempo houver entre o atraso e a cobrança, maiores são as chances de reverter a inadimplência.
Ter certo nível de flexibilidade também é indispensável para solucionar essa questão. Por isso, vale a pena estar disposto a oferecer distintas maneiras para quitar a dívida em questão.
Você pode oferecer descontos extras para quem fizer a quitação dos valores à vista, por exemplo. Também tem a chance de oferecer parcelamento em diferentes prazos, de modo que a parcela seja adequada ao orçamento do paciente.
No geral, isso ajuda a convencer o paciente de que quitar as dívidas é o melhor caminho, o que permite alcançar resultados mais interessantes para o seu cotidiano.
Para acertar no processo de como fazer cobrança, também é preciso se preocupar com a documentação dos acordos. A ideia é ter tudo registrado para que não restem dúvidas sobre as obrigações das partes.
Então, o ideal é criar um contrato com todas as informações previstas para resolver a questão da inadimplência. No documento, devem estar incluídos elementos como o novo prazo de pagamento, os valores e as demais condições.
Tudo isso é útil para garantir segurança jurídica das duas partes. Se a inadimplência permanecer, por exemplo, é possível, até mesmo, incluir o nome do paciente nos serviços de proteção ao crédito.
Os alertas não servem apenas para prevenir a inadimplência. Ele também é indicado no processo de como fazer cobrança. Nesse caso, o ideal é enviar mensagens tanto por SMS quanto por e-mail.
Para acertar em relação à frequência, o ideal é criar uma régua de cobrança. Ela determina com qual periodicidade você deve enviar o contato e qual deve ser a abordagem adotada. No final, isso aumenta as chances de reverter o atraso observado no pagamento.
Para ter sucesso em como fazer cobrança dos inadimplentes da clínica, é essencial garantir que todo o time esteja preparado para a tarefa. Para tanto, o ideal é realizar um treinamento de todos os profissionais que farão parte do processo.
É o caso de apresentar técnicas de persuasão e comunicação para aumentar as chances de convencimento do paciente inadimplente para fechar um acordo, por exemplo.
Também é interessante pensar em questões de organização e acompanhamento, para que nenhuma questão fique sem o devido tratamento.
Além de tudo, é preciso atender as questões legais. A cobrança vexatória pode resultar em ações judiciais para a clínica, então todos os colaboradores têm que saber como proceder.
Com essas dicas de como fazer cobrança, você consegue diminuir ou até mesmo eliminar o problema da inadimplência. Assim, é possível ter uma gestão financeira melhor, o que diminui problemas e auxilia na sua competitividade.
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