Veja como fazer uma boa gestão de custos para clínica!
Postado em 21 de setembro de 2020 - Atualizado em 28 de julho de 2021

A gestão de custos para clínica envolve todas as técnicas de administração adequada dos recursos do negócio. Graças a ela, pode-se garantir que a clínica tenha todos os valores necessários para cumprir suas obrigações, atender a seus compromissos e se manter lucrativa.

No caso do ambiente de uma clínica, inclusive, há alguns fatores específicos que devem ser considerados. Desse modo, os recursos seguirão o caminho adequado para atender aos objetivos definidos.

Na sequência, veja como acertar na gestão de custos para clínica com uma organização completa.

Registre e analise as entradas e saídas

Um dos primeiros passos tem a ver com as movimentações financeiras que acontecem no cotidiano. Por isso, a gestão de gastos prevê o registro de todas as entradas e saídas financeiras do negócio.

A intenção é acompanhar todos os pagamentos realizados por pacientes, bem como as cobranças feitas por fornecedores e parceiros de negócio. Com isso, é possível ter uma visão geral da situação financeira e onde estão as maiores necessidades.

Uma dica consiste em criar um fluxo de caixa, que monitora todas as entradas e as saídas. O ideal é fazê-lo diariamente e ele também pode ser realizado de modo planejado. Para isso, é preciso incluir as contas a receber e a pagar na gestão de custos para clínica.

Com uma análise completa, é possível entender quando ocorrem as principais saídas e para onde elas são direcionadas.

Cuide para pagar as contas em dia

A gestão de custos para clínica não pode ser focada em apenas acompanhar passivamente o que acontece. É indispensável buscar alternativas que melhorem o desempenho geral, como é o caso do pagamento das despesas gerais.

Em relação às contas com data de vencimento específica, vale a pena ter cuidado com esses prazos. Afinal, isso é indispensável para evitar o pagamento de juros, multas e outros encargos que tornam tudo mais caro.

Dependendo do caso, é possível até pensar em negociar uma antecipação como forma de obter descontos especiais. Se isso for possível, não apenas se evita o pagamento de valores extras, como há uma redução nas saídas gerais.

Realize uma conciliação de contas

O acompanhamento sobre as informações é uma parte fundamental da gestão de custos para clínica. Somente desse jeito é possível saber, com precisão, como tem sido o aproveitamento dos recursos disponíveis, onde estão os gargalos e quais são as principais oportunidades.

Nesse sentido, uma das recomendações é elaborar uma conciliação financeira que seja precisa e completa. A intenção é comparar os registros financeiros feitos internamente com os extratos da instituição e com os valores registrados no fluxo de caixa, por exemplo.

Como há menos riscos de a instituição errar o cálculo, isso evita que o gerenciamento sofra com pequenos desencontros de informações. É possível alcançar precisão mesmo sobre os centavos, de modo que nada seja desconsiderado. Assim, fica mais fácil garantir que nenhuma despesa passe despercebida — por menor que seja.

Elabore um orçamento completo para a clínica

Com base em todas as informações coletadas e analisadas, é possível elaborar um planejamento robusto. A ideia é criar um orçamento completo e que considere todas as necessidades e demandas do negócio.

Determine, por exemplo, qual será a divisão de recursos entre as áreas e quais são os pontos que demandam prioridade. Também é interessante estabelecer alguns objetivos e indicadores que ajudem a acompanhar como tudo tem sido feito.

O gerenciamento ganhará, então, uma ferramenta completa para avaliar o desempenho geral dos setores e como tudo tem se consolidado diante das possibilidades existentes.

Invista em adicionar tecnologia na gestão de custos para clínica

Para tornar esse processo mais eficiente, recorrer à automação é uma excelente saída. Afinal, a tecnologia realiza tarefas com bastante eficiência e produtividade, sem que ocorra perda de qualidade das informações.

É por isso que vale a pena investir em novidades na gestão. Contar com um software de gerenciamento, por exemplo, permite que o fluxo de caixa se torne automatizado e especialmente eficiente.

Além disso, é fundamental usar a tecnologia para elaborar relatórios de controle e outros indicadores de performance. Isso ajuda a garantir a organização das etapas, evita erros e melhora o potencial de uso dos valores.

Escolha uma instituição financeira que seja adequada

A gestão de custos para clínica depende, ainda, das condições que são oferecidas pela instituição financeira selecionada, de modo geral. Afinal, a cobrança de encargos para serviços ou de taxas de juros para o crédito contratado impacta diretamente nas despesas gerais. Inclusive, esse é um dos motivos para o crescimento anual de 7% em todo o sistema financeiro.

Por isso, o ideal é escolher uma instituição que apresente ótimas características e, no geral, condições diferenciadas. A intenção é poder aproveitar cobranças menores, sem ter que abrir mão do desempenho, da qualidade ou da segurança.

A cooperativa de crédito é uma excelente alternativa. Com variedade de serviços e condições diferenciadas, vai favorecer a gestão de custos para clínica. Também permite economizar e até ter acesso às sobras, que são distribuídas de maneira proporcional à participação.

Use as informações obtidas como base para decisões

Um dos benefícios de uma boa gestão de gastos é o entendimento geral sobre a situação financeira. Você saberá onde estão as principais despesas, como é o fluxo de saída e quais são as maiores necessidades. A partir disso, fica mais fácil tomar boas decisões que afetam todo o negócio.

Com base no fluxo de caixa, por exemplo, é possível saber em qual período do mês é preciso ter mais recursos disponíveis. Com isso, há como provisionar os valores para cumprir todas as demandas em dia.

Já a escolha de uma instituição como a cooperativa de crédito para apoiar a gestão de custos para clínica traz diversas oportunidades. É possível contratar linhas específicas para pagar o 13º salário dos funcionários ou para usar como capital de giro, por exemplo. Diante das condições diferenciadas e da facilidade geral de contratação, será possível atingir os objetivos desejados.

A gestão de custos para clínica tem que ser executada com boa estrutura e com a ajuda dos recursos certos. Com o uso de boas metodologias e ferramentas e o apoio de uma cooperativa de crédito, o negócio estará pronto para operar com as melhores características.

Quer conferir outras recomendações e mais dicas imperdíveis? Assine a nossa newsletter e não perca nada!

Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados.

LEIA TAMBÉM