Veja como acertar no orçamento de viagem com a moeda estrangeira do seu destino
Postado em 23 de junho de 2020

Viajar “para fora” é bom demais, não é mesmo? Porém, as viagens a lazer, assim como as corporativas, demandam planejamento e cautela com a moeda estrangeira. Como fazer para reduzir os gastos com as viagens internacionais? O que devemos ter em mente ao realizar um orçamento de viagem? O tema envolve diversos fatores a serem pensados.

Qualquer viagem para outro país demanda estimativas de quanto dinheiro reservar e um cuidadoso controle do gasto diário. Sem contar um eventual imprevisto que possa vir a desequilibrar seu planejamento. Quer lidar com segurança e sabedoria com moedas estrangeiras, evitando problemas? Então, confira as nossas dicas a seguir!

Planeje muito bem seu orçamento de viagem

Diversas moedas estrangeiras na mão para o orçamento de viagem

O melhor modo de realizar a compra adequada de uma moeda estrangeira é por meio de um bom orçamento de viagem. Ele deve ser planejado com muita organização, sempre levando em conta o quanto você pretende gastar. Assim, o seu roteiro de compras das moedas, da passagem, estadias e outros custos fica bem mais facilitado.

Procure começar a se planejar cerca de seis meses antes da viagem, evitando imprevistos. Você realizará pesquisas e providenciará diversas medidas. Por exemplo: estabeleça a soma que pretende levar em dinheiro “vivo” e quanto será gasto nos cartões ou cheques de viagem. Cartões são os modos de pagamento mais adequados para usar fora do país.

Porém, leve sempre também certa quantia em espécie. Defina quanto. Pesquise e se mantenha por dentro das cotações da moeda todos os dias. Leia blogs e sites de economia e veja a opinião de analistas especializados. Reserve, ainda, algum dinheiro para qualquer eventual emergência.

Veja como separar a quantia para seus custos

Tendo entendido a importância e no que implica o orçamento de viagem, o que considerar para realizar esses cálculos? Confira os principais custos que você deve levar em conta!

Como calcular os gastos com sua hospedagem?

Um dos custos mais importantes é o que você terá com hospedagem. Analise com calma as alternativas. Pode ser que, às vezes, aqueles hotéis bem “em conta”, longe de pontos turísticos, te custem ainda mais. Afinal, para chegar aos centros turísticos você gastará com transporte.

Se você for viajar com bastante gente, considere os apps que alugam imóveis. Eles podem acabar compensando bem mais para o grupo!

Quanto será preciso para a alimentação?

Sim, esse gasto não é fácil de ser previsto. Tanto para o mochileiro que economiza bastante nesse quesito quanto para quem curte restaurantes típicos de alta gastronomia. Como calcular então? Determine a média por dia a ser gasta se alimentando, conforme o país, a cidade e claro, a moeda. Gastou muito em um dos dias? Compense, poupando no outro.

Quais são os passeios que vai fazer?

Passeios e atrações turísticas que possam ser previstos devem ser postos também no papel. Reserve outra quantia para aqueles que serão decididos na hora. Liste todas as atrações que pretende visitar, com seus valores, deixando sempre uma pequena reserva.

O que devemos calcular em relação a compras?

Ao realizar seu orçamento de viagem, pondere sobre o seu perfil de viajante. Você costuma fazer muitas compras? Ou não gasta nada com isso? E aqueles “obrigatórios” souvenirs? Independentemente do tipo de consumidor que você é, em viagens, reflita e anote suas previsões. Até o viajante mais econômico precisa deixar isso planejado.

Vale a pena fazer uma estimativa dos custos de locomoção?

Os meios de transporte em seu destino podem variar grandemente. Sejam apps de locomoção, metrôs, ônibus, táxis, barcos ou até bikes alugadas, ponha na ponta do lápis. Analise, inclusive, se é preciso alugar um carro durante o período. Aqui vale a pena também estimar o custo por dia, se possível!

Contrate os serviços de viagem internacional

Percebeu como não é tão simples fazer o orçamento de viagem? É fundamental que você conte com uma instituição especializada em serviços para viagens internacionais. Veja agora alguns dos serviços oferecidos por essas empresas.

Nunca deixe de contar com um seguro-viagem

Talvez o serviço mais importante que essas empresas fornecem seja o seguro-viagem. Não viaje para o exterior sem ele, jamais. Verifique sempre, também, os destinos específicos cobertos pelo plano da empresa. Economizar muito, aqui, pode ser uma péssima ideia. Em casos de acidentes, por exemplo, que demandam hospitais, o custo poderá ser absurdamente maior.

Tenha toda a assessoria em relação às moedas

Outro benefício essencial garantido pela instituição de serviços para viagem é a diversificação de moedas estrangeiras. É claro que você vai fazer suas próprias pesquisas sobre a moeda. Mas frequentemente as cotações que estão nos sites são comerciais, e não as turísticas. Sem contar oscilações do mercado e outros fatores que pedem o know-how de especialistas.

Essas empresas te ajudarão a perceber o poder de compra das moedas em questão. O que ajudará muito em seu orçamento de viagem! São consideradas muitas variáveis para saber se, por exemplo, com dois reais, conseguimos comprar uma água na Índia ou na Inglaterra.

O câmbio envolve muita informação que está mudando a cada segundo no mercado financeiro. Contando com uma boa assessoria nesse assunto, você poderá facilmente calcular e controlar os seus gastos. Assim você não estoura o orçamento e pode até trazer de volta mais do que imaginou.

Qual é a ajuda oferecida em relação à bagagem

É oferecido, ainda, o serviço de seguro de extravio de bagagem. A empresa preparará um seguro para bagagens internacionais, para a segurança de seus pertences e sua total tranquilidade. Caso ocorra algum problema relativo às bagagens, você será auxiliado e suas malas serão rastreadas e recuperadas.

Entenda como é a compra no cartão de crédito

Outro ponto que exige atenção, ao planejar um orçamento de viagem, é a compra com cartões de crédito internacionais. Em 2020 essas compras começaram a responder a novos critérios do Banco Central. Qualquer instituição financeira precisa realizar cobranças de cartões de crédito conforme as cotações das moedas nos dias das compras.

Essa nova medida favorece o viajante. Você fica sabendo, assim, quanto realmente será pago em determinada compra no exterior. Os bancos precisam, ainda, prover cotações do dólar diariamente em seus canais ou sites. Mesmo assim, é preciso muita cautela com o crédito fora do país. O que demanda também a ajuda das empresas que mencionamos.

Podemos então perceber a importância de um orçamento de viagem bem planejado e bem assessorado. Com as devidas pesquisas, cálculos e o auxílio de empresas especializadas em serviços de viagem internacional, tudo é facilitado. Quando você for viajar para o exterior, esse preparo te garantirá viagens mais despreocupadas!

Esperamos ter te ajudado com as nossas dicas de planejamento. Lembre-se de se cadastrar em nossa newsletter para acompanhar outras dicas e novidades como as que acabou de ler!

Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados.

LEIA TAMBÉM