A proteção de preço é um serviço importante oferecido por algumas bandeiras de cartão de
crédito. A Visa, uma das bandeiras mais famosas, oferece esse serviço.
Os cartões de crédito Visa estão disponíveis em mais de 200 territórios e países em
diferentes opções, que oferecem mais praticidade e benefícios variados conforme a versão
escolhida. Veja mais sobre a proteção de preço Visa e como você pode usá-la com
eficiência!
A proteção de preço Visa é um seguro gratuito que garante ao cliente o direito de receber
de volta a diferença paga a mais por determinado produto.
Alguns cartões Visa asseguram que o cliente não terá prejuízo financeiro porque
comprou um produto por um preço mais alto. Veja um exemplo: uma pessoa comprou
um smartphone no valor de R$ 2.000 com seu cartão Visa em uma loja. Uma semana
depois, ela encontrou um produto idêntico (mesma cor, mesmo modelo e mesmas
especificações) por R$ 1.500. Nesse caso, houve um prejuízo de R$ 500.
Considerando essa situação, a pessoa pode acionar o seguro proteção de preço e, se a
requisição for aprovada, ela receberá R$ 500, ou seja, a diferença entre o preço pago e o
novo valor praticado no mercado.
A proteção de preço Visa está disponível nos seguintes cartões: Classic, Platinum, Gold,
Platinum TravelMoney, Infinite e Signature. Para fazer jus ao direito, é preciso assumir a
totalidade do custo do item usando um cartão válido, além de considerar os detalhes
abaixo:
● o seguro só pode ser acionado se a mercadoria for a mesma (mesmo número de
modelo/ano de fabricação e mesma fábrica);
● o menor preço ofertado deve ser do mesmo país e, se for loja física, o
estabelecimento deve estar localizado a, no máximo, 100 quilômetros da loja em que
o primeiro produto foi adquirido;
● caso a oferta seja online, ela deve ser postada/publicada antes da data em que o
produto foi comprado;
● o benefício não se aplica a diferenças de preços encontradas em ofertas
específicas, destinadas apenas a membros de determinadas organizações ou às
quais o público consumidor não tem acesso;
● o preço original de compra do produto deve ser igual ou maior que R$ 150;
● somente se qualificam os bens de consumo novos e que não sejam destinados à
utilização comercial, à revenda ou ao uso profissional, sendo comprado para
presente ou para uso próprio;
● cada tipo de cartão limita um valor máximo de seguro.
É importante saber que a proteção de preço Visa passou por algumas mudanças. Muitos
clientes não gostaram dessas transformações, mas vejamos quais são elas.
Antes, o prazo para abrir o sinistro de itens adquiridos em lojas físicas ou virtuais era de 30
dias. De acordo com o regulamento novo, o prazo é de sete dias a partir da data em que
o produto foi comprado em sites para anúncios digitais, excetuando-se os sites de
leilão.
No caso de estabelecimentos físicos e anúncios tradicionais (offline), o prazo é de 30 dias a
partir do dia da compra.
Antes das mudanças, o limite era de quatro pedidos de reembolso por cartão e por cada
tipo de produto em um período de 12 meses.
Agora, cada CPF tem direito a somente quatro eventos anuais. Cada produto adquirido
é tratado como um evento único.
Antes do novo regulamento, a lista de bens elegíveis garantia a proteção de preços de
aparelhos permanentes, como os diversos modelos de ar-condicionado.
Após as mudanças, os aparelhos permanentes, domésticos ou comerciais não
recebem mais cobertura (ar-condicionado, tapete, ladrilhos e/ou assoalhos, refrigerador,
aquecedor e outros).
Antes do regulamento, o direito à proteção de preço era assegurado aos titulares dos
cartões Platinum, Platinum TravelMoney, Gold, Infinite e Signature. Depois do regulamento,
quem é titular do cartão Visa Classic também tem direito à proteção de preço.
Qual é o limite máximo de capital segurado?
Cada cliente que solicita o serviço terá direito a um limite máximo de capital segurado, que
muda conforme a variante do cartão Visa, mas sempre se limitando a, no máximo, quatro
eventos por ano. Confira a seguir.
● Visa Classic: limite máximo de R$ 330 por conta e por ano.
● Visa Platinum: máximo de R$ 1.650 por evento e de R$ 6.600 por conta e por ano.
● Visa Gold: máximo de R$ 1.320 por evento e de R$ 1.320 por conta e por ano.
● Visa Platinum TravelMoney: máximo de R$ 1.650 por evento e de R$ 6.600 por
conta e por ano.
● Visa Infinite: máximo de R$ 13.200 por evento e de R$ 13.200 por conta e por ano.
● Visa Signature: até R$ 1.650 por evento e R$ 6.600 por conta e por ano.
Para entender melhor essas disposições, analisemos um exemplo. Um titular do cartão
Gold pode solicitar ressarcimento em somente um evento de R$ 1.320 durante todo o ano,
mas também pode solicitar ressarcimentos mais baixos em diferentes eventos, desde que
não ultrapasse o valor de R$ 1.320 e de quatro eventos ao ano — R$ 200 + R$ 400 + R$
520 + 200 = R$ 1.320,00/ano, por exemplo.
No caso do Visa Classic, a situação é diferente. No ano, o valor máximo não pode
ultrapassar R$ 330. Como exemplo, podemos citar três eventos assim divididos: R$ 50 + R$
200 + R$ 180 = R$ 330.
Como pedir a proteção de preço Visa?
Para fazer o pedido do benefício, é preciso se cadastrar no Portal de Benefícios Visa.
Depois, há algumas etapas a seguir. Veja abaixo:
● insira seu e-mail, sua senha e clique em “Sinistros”;
● clique em “Abrir um Sinistro”;
● selecione um produto no menu que se abre;
● leia os termos, as condições e aceite;
● coloque as informações pedidas e clique em “Salvar”;
● anexe a documentação pedida;
● envie, clicando em “Enviar”.
Depois do upload dos documentos, o sinistro será avaliado. Caso haja aprovação, o valor
da diferença entre os preços será reembolsado dentro de um prazo de 12 meses.
Confira os documentos necessários:
● comprovante que apresente o pagamento da compra feita no cartão;
● cópia da NF de compra;
● anúncio impresso mostrando o preço mais baixo ou um print de tela datado;
● cópia de documento de identificação;
● formulário online de Autorização de Crédito em Conta Corrente;
● comprovante de endereço do beneficiário;
● outra informação que seja solicitada.
A proteção de preço Visa é uma boa solução para evitar prejuízos financeiros em compras
de produtos. Esse é um seguro que está presente nos cartões Unicred nas seguintes
categorias: Unicred Visa Classic, Unicred Visa Platinum, Unicred Visa Infinite e Unicred Visa
Gold.
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