A leitura é fundamental para aumentar nossos conhecimentos. E quando falamos em finanças, é muito importante aprender com livros de educação financeira para melhor administração dos recursos.
Existem muitos livros que falam de finanças e sobre gestão financeira. Vamos indicar alguns deles ao longo deste post. Leia nosso artigo e confira 9 obras para colocar na sua lista!
Vamos elencar, nos tópicos a seguir, alguns livros de educação financeira que vão ajudar você a ter mais controle financeiro. Confira!
Essa obra foi lançada em 1997 e já se tornou um clássico entre os livros de educação financeira. O autor é Robert Kiyosaki, que narra suas próprias experiências ao longo da obra.
Kiyosaki é um milionário, filho de um funcionário público que, apesar de sua honestidade e inteligência, jamais alcançara a independência financeira. É o pai pobre.
O pai rico, por sua vez, é o melhor amigo do autor. Trata-se de um comerciante que enriqueceu devido ao modo como se relacionava com o dinheiro. Esse comerciante passou bons ensinamentos a Kiyosaki.
É uma obra interessante que expõe como nossas ideias sobre dinheiro podem ser confusas. Isso porque nossa cultura pode interferir negativamente sobre a vida financeira, limitando nossos horizontes e impedindo que enriqueçamos por conta de concepções morais.
Livro lançado em 2005 e escrito por Harv T. Eker, milionário norte-americano. Ele fala um pouco sobre sua vida, ressaltando a melhora em vários aspectos depois que começou a ver o dinheiro com “novos olhos”, substituindo ideias negativas por ideias positivas.
A finalidade da obra é mostrar como o modo de pensar pode contribui para alcançar metas e objetivos financeiros por meio de 17 arquivos de riquezas.
Gustavo Cerbasi escreveu esse livro para abordar um problema recorrente: brigas entre casais por causa de dinheiro. A maioria dos desentendimentos dessa natureza decorre da falta de diálogo sobre o assunto.
Na obra, lançada em 2004, o autor apresenta boas estratégias para que o casal forme uma sábia parceria para gerenciar os recursos financeiros da casa.
Além disso, ele apresenta diferentes perfis financeiros, explica o que ocorre quando esses perfis se combinam e mostra formas de planejamento financeiro em conjunto, bem como pontos fundamentais sobre economia e investimentos.
Entre os pontos tratados na obra, podemos citar:
José Pio Martins, autor da obra, explora temas como geração de renda, patrimônio líquido, passivo circulante e outros que ainda não são bem compreendidos pelo público geral.
O modo como o escritor trata os assuntos permite que mesmo leigos, ou seja, pessoas com pouco conhecimento em gestão financeira, consigam entender sobre finanças.
A obra, lançada em 2014, apresenta o Programa de Dez Passos, fazendo dela um dos melhores livros de educação financeira. Funciona como uma cartilha que ensina tudo, desde o mais básico.
Livro escrito por um dos melhores consultores de investimentos do século XX, Benjamin Graham, em 1949. Ele fala sobre “valor de investimento”, um conceito que garante proteção contra erros graves na hora de aplicar seus recursos em algum investimento.
Graham também orienta o investidor no desenvolvimento de estratégias de longo prazo. Tamanha é a relevância da obra que se transformou no livro predileto de Warren Buffett, um dos mais importantes investidores do mundo.
“A Psicologia Financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade” foi escrito por Morgan Housel e se tornou um dos livros mais vendidos em 2020. A linguagem usada é simples, e a obra é fundamentada em exemplos de investidores, empreendedores e outros cases bem-sucedidos.
Morgan Housel apresenta orientações atemporais, analisando a relação profunda que existe entre a forma como nos relacionamos com as finanças e os aspectos psicológicos.
Nessa obra, lançada em 2012, o autor, Nassim Nicholas Taleb, apresenta o conceito de antifragilidade, enfatizando a capacidade de fortalecimento a partir de volatilidade e de incerteza.
O autor analisa melhorias e inovações, considera situações de tentativas e erros e fala sobre decisões que podem modificar uma vida inteira em cenários diversos.
A lição final é que, ainda que aconteçam imprevistos e prejuízos, a pessoa pode aprender com seus erros e se aperfeiçoar com as experiências e o tempo.
A Suíça é um exemplo de desenvolvimento financeiro para todos os outros países. Mas se trata de um pequeno território, sem litoral, com solo pouco produtivo e sem reservas de carvão, petróleo ou minério.
Max Gunther explica no livro, lançado em 1989, o porquê de a Suíça ser um país rico e com uma das maiores rendas per capita do globo. Em grande parte, o sucesso se deve à forma de pensar dos suíços.
O autor mostra como, depois da Segunda Grande Guerra, alguns investidores da Suíça aplicaram regras para ter grandes ganhos, reduzindo riscos enquanto multiplicavam os lucros.
Há 12 axiomas (leis que não podem ser provadas) maiores e 16 axiomas secundárias, resultando em 28 axiomas que revelam uma maneira diferente de refletir acerca do dinheiro.
Para encerrar essa lista de livros de educação financeira, sugerimos a leitura de “Minha vida e minha obra”, de Henry Ford, lançado em 1922 e traduzido no Brasil, na época, por Monteiro Lobato.
A autobiografia conta as experiências de um dos maiores empreendedores dos Estados Unidos e do mundo, criador da Ford Motor Company. Suas ideias e princípios sobre negócios ainda são válidos atualmente.
Bons livros contêm informações valiosas. Assim, são fundamentais para a formação do conhecimento, e vale a pena cultivar o hábito de ler sobre assuntos financeiros.
Ao ler regularmente a respeito de educação financeira, você consegue atualizar seus conhecimentos e se mantém a par das diferentes estratégias usadas para gerenciar o dinheiro com sucesso, investir com inteligência, comprar, vender e poupar.
No início, pode ser confuso, pois existem métodos diversos de gestão financeira. Porém, o importante é que você se identifique com alguns deles e possa aplicá-los em sua rotina. Além disso, como foi possível ver na nossa lista, os livros de educação financeira registram exemplos reais e cases de sucesso que podem servir de referência para você organizar as finanças e a vida.
Aprimore seus conhecimentos sobre dinheiro lendo os diferentes livros de educação financeira indicados neste artigo. Assim, você vai ficar mais preparado para imprevistos, gerenciar melhor suas finanças pessoais e escolher com mais base seus investimentos.
Aproveite e venha conhecer a Unicred nas redes sociais e entender como nossas soluções financeiras podem te auxiliar. Visite e siga nossos perfis no Facebook, no LinkedIn, no Instagram e no Twitter!