Por que optar por uma cooperativa financeira em vez de um banco?
Postado em 30 de outubro de 2019

Em 2018, os serviços financeiros ocuparam a segunda posição no ranking de atendimentos e reclamações de consumidores brasileiros. Os bancos, portanto, são grandes responsáveis por receber boa parte das queixas de quem consome e contrata. Em contrapartida, há a oportunidade de recorrer a uma cooperativa financeira.

Nessa modalidade, será possível aproveitar características diferenciadas e muito melhores. Assim, fica mais fácil garantir que as necessidades sejam atendidas e ainda ter mais satisfação.

Para entender como isso é possível, veja as distinções entre um banco e uma cooperativa financeira e aprenda a tomar a melhor decisão!

Como um banco funciona?

O banco é uma instituição que tem o objetivo de prestar serviços financeiros para pessoas ou empresas. Como se trata de um empreendimento tradicional, tem o lucro de seus acionistas como principal interesse e indicador de sucesso.

Os serviços prestados incluem diversas operações financeiras, como a criação de conta corrente, a movimentação de depósitos e o uso de cartões. Também é responsável por disponibilizar linhas de crédito, como financiamentos e consórcios, além de trazer investimentos.

A estrutura é baseada em agências amplas e que causam algum encarecimento na prestação de serviços financeiros. O foco no lucro passa a exigir gastos maiores por parte dos clientes, como por meio das taxas de juros.

E uma cooperativa financeira?

Já uma cooperativa financeira tem um funcionamento específico. Ela se baseia na organização econômica de pessoas com um interesse em comum. As regras são distintas e uma delas prevê que essa associação não pode ter fins lucrativos.

Por causa dessa característica, a prestação de serviço é bem diferente do que acontece nos bancos. As cobranças e os retornos trazem a chance de aproveitar diversas oportunidades.

A cooperativa financeira também garante um mix variado de produtos. Uma boa escolha vai disponibilizar tudo o que existe em um banco, de modo a cumprir todos os requisitos para o seu cotidiano.

Quais são as vantagens da cooperativa de crédito?

Como são opções bem variadas, na hora de selecionar a qual modalidade recorrer, vale a pena pensar na cooperativa financeira como a alternativa mais interessante.

Ela é capaz de atender a todas as exigências de serviços, ao mesmo tempo em que garante diferenciais muito relevantes. Para entender quais são as questões principais, veja quais são os benefícios dessa associação de crédito.

Menores taxas

Como não tem fins lucrativos, uma cooperativa financeira não cobra juros tão altos. As taxas, na verdade, têm a ver apenas com o risco de cada operação e com a manutenção das contas saudáveis para a instituição.

Ao contratar e utilizar serviços, portanto, você tem a chance de pagar menos. Isso torna as alternativas ainda melhores e garante um cotidiano mais prático e econômico.

Melhor rendimento

Ao investir por meio de uma cooperativa financeira, você tem acesso exclusivo ao Recibo de Depósito Cooperativo (RDC). Além da exclusividade, é possível aproveitar um rendimento maior, já que o objetivo não é o lucro.

As taxas de administração e de operação, por outro lado, são menores e ajudam a consolidar uma rentabilidade ainda maior. Dessa forma, será possível conquistar os melhores resultados para o seu patrimônio.

Senso de participação

Em um banco, você é apenas um cliente. São os acionistas que tomam as decisões, inclusive aquelas que afetam a sua vida. Em uma cooperativa financeira, todos têm direito a um voto na hora de decidir o que é melhor para a organização.

Independentemente de quanto você movimenta ou dos serviços que usa, poderá fazer com que sua voz seja ouvida e considerada nas assembleias. Isso aumenta o senso de participação e faz com que você se sinta parte da organização.

Distribuição das sobras

Quando as operações são positivas e há a sobra de dinheiro no final da apuração, esse valor não retorna aos acionistas, como ocorre com os bancos. Nas cooperativas, não existe a ideia de lucro, então esse valor é distribuído entre os cooperados.

A divisão acontece de forma proporcional à participação. Desse jeito, quanto mais você utilizar os serviços financeiros, mais poderá receber quando às sobras forem distribuídas.

Por que a Unicred se destaca no mercado?

unicred

Ao escolher uma cooperativa financeira, é essencial selecionar uma alternativa de confiança e com boas características. Nesse sentido, a Unicred se destaca, graças aos diferenciais que apresenta na atuação.

Além das questões tradicionais de cooperativismo, traz algumas qualidades únicas. Veja por que vale a pena escolher a Unicred para se tornar um cooperado!

Experiência de mercado

Fundada há mais de 30 anos, a Unicred conta com mais de 210 mil cooperados, distribuídos em diversos estados do Brasil. São 35 cooperativas que integram o sistema, que está entre os maiores do país, ao falar em cooperativismo de crédito.

Isso significa que a opção oferece bons resultados e bastante experiência. Assim, você tem a certeza de que poderá deixar o seu dinheiro com quem entende das melhores possibilidades desse modelo.

Atendimento diferenciado

Outro ponto de destaque da Unicred é que os cooperados são tratados como realmente são: donos do negócio. Já que todos participam da tomada de decisão e recebem as sobras, é natural que tenham um tratamento diferenciado.

O suporte é contínuo, qualificado e ágil. Além de resolver dúvidas e problemas, disponibiliza o apoio necessário para aproveitar as melhores oportunidades. Isso leva a uma satisfação maior e gera o auxílio adequado para a movimentação de suas finanças.

Segurança e flexibilidade

Não menos importante, a Unicred oferece diversos serviços, atuação por aplicativo e flexibilidade em vários outros pontos. Ao mesmo tempo, não se descuida da segurança, o que garante máxima eficiência e proteção para todas as pessoas.

Você estará em um ambiente protegido, com informações que transitam de modo seguro e sem nenhum tipo de interceptação indevida.

Criação de uma estrutura coletiva

A Unicred se preocupa em consolidar um ambiente positivo para todos os cooperados. Principalmente, a intenção é elaborar um cenário que leva ao crescimento e à conquista de novas oportunidades.

Isso é possível porque os investimentos são direcionados para a região da cooperativa, o que favorece o desenvolvimento econômico, por exemplo. Também há a oferta de créditos específicos e de consolidar as condições ideais. Desse modo, todos têm a chance de crescer juntos.

A cooperativa financeira é mais barata, rentável e diversificada que um banco. Por meio do cooperativismo de crédito, é possível ter a melhor experiência ao cuidar do seu dinheiro. Com isso, fica mais fácil realizar sonhos e cumprir planos!

Já que a escolha da instituição faz tanta diferença, veja como fazer parte da Unicred!

Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados.

LEIA TAMBÉM