Viagens internacionais podem ser muito divertidas e produtivas. Mas, para que tudo saia conforme o esperado, você deve verificar as últimas pendências antes de embarcar. É por isso que vale fazer um checklist para viagem internacional.
Informe-se sobre os trâmites da viagem, os horários de voos disponíveis, se haverá escalas e assim por diante. E organize-se financeiramente para não faltar recursos durante a viagem — nesse sentido, é muito importante ter o cartão de crédito internacional desbloqueado, já que ele vai ser um aliado em diferentes momentos.
Leia o artigo e confira nosso checklist para viagem internacional. Veja o que não pode faltar. Lembre-se de que ser prevenido é a melhor escolha!
Vamos analisar agora alguns itens que são muito significativos para que a viagem seja bem-sucedida. Fique de olho!
No caso de viagem aos Estados Unidos ou a outro país que utilize/aceite pagamentos em dólar, a compra de dólar turismo é necessária e, por isso, não pode faltar em nosso checklist para viagem internacional.
Diferentemente do dólar comercial, ele é usado por pessoas físicas.Há diferentes casas de câmbio, instituições financeiras e plataformas online onde é possível comprar/vender a moeda. Até no aeroporto é possível obtê-la, porém, os valores costumam ser mais altos.
Convém saber os métodos mais vantajosos em termo de custo-benefício para realizar a transação, conhecendo impostos e tarifas incidentes.
Geralmente, a cotação do dólar turismo é mais alta que a do comercial. Isso acontece porque incidem taxas e margem de lucro das instituições.
Uma dica é não comprar o dólar de uma só vez. A aquisição fracionada tende a ser mais vantajosa, à medida que permite que você aproveite melhor a variação na cotação. Seja qual for o agente em que comprará dólar, certifique-se de que ele é autorizado pelo Banco Central do Brasil.
Vejamos como o IOF incide sobre a compra de dólar turismo:
Vale ressaltar que tais cuidados são igualmente válidos para outras moedas mais comuns em viagem para o exterior, como euro ou libra.
A diferença é que compras com essas moedas no cartão de crédito são convertidas para dólar primeiramente e, depois, para real.
Outra medida fundamental é desbloquear o cartão de crédito para usar durante a viagem internacional. Muitas pessoas esquecem e passam por apertos fora do país.
O desbloqueio pode ser realizado acessando o site ou app da instituição financeira emissora do cartão. Geralmente, você deve informar em qual país ele será usado e o tempo da viagem. O desbloqueio pode ser feito da mesma forma.
Outro cuidado é conferir se é preciso desbloquear o aplicativo da instituição financeira no celular que será usado no exterior.
Algumas oferecem somente permissões básicas fora da área de uso, sendo necessário desbloquear no caixa eletrônico, confirmar algum código por SMS ou escanear um QR para acessar todas as funções.
Isso não pode ser feito no país de destino e, se precisar fazer alguma movimentação financeira estando fora do país, pode não funcionar.
O uso do celular em uma viagem internacional depende da aquisição de um chip local ou habilitar a a conta em sua operadora de celular pra uso no exterior, que permitirá que você use um número de telefone internacional.
É possível comprar um chip pré-pago em qualquer país, e muitas operadoras estrangeiras estão presentes na área de desembarque dos aeroportos, o que deixa tudo mais fácil. Assim, além de acessar a internet, será possível fazer ligações locais no exterior.
Você pode ainda ter um celular internacional usando um chip global. Os SIM CARDS Internacionais são usados em diferentes países por meio da rede GSM.
A cópia digitalizada dos documentos também faz parte do checklist para viagem internacional, pois poderão ser necessários.
Entre esses documentos que devem ser digitalizados, podemos destacar:
Você pode salvar as cópias digitalizadas na nuvem, que permitirá acesso prático, desde que você tenha acesso à internet.
Outra boa prática é deixar as cópias salvas offline no seu smartphone, no formato pdf, caso não tenha internet ao chegar ao destino.
Antes de viajar, analise se vale a pena deixar uma procuração com uma pessoa de confiança. Afinal, nem tudo se resolve pela internet, principalmente questões judiciais e bancárias.
O seguro viagem é um serviço cuja finalidade é conferir proteção à pessoa em trânsito em situações diferentes, como:
O seguro proporciona mais tranquilidade, principalmente nas viagens de famílias com crianças. Ela deixa você mais preparado para os imprevistos.
A Unicred oferece, além de seguro viagem com diferentes coberturas, cartões internacionais com alguns seguros que beneficiarão você e sua família. Conheça um pouco mais sobre eles.
Com o Cartão Unicred Visa Infinite, você pode se cadastrar no Loungekey, programa de acesso a lounges em aeroportos, ou seja, poderá aproveitar o luxo e o conforto de mais de mil salas VIPs em aeroportos dentro e fora do país.
Além disso, o Cartão Unicred Visa Infinite disponibiliza o Visa Airport Companion, plataforma que permite acesso a todo o ecossistema Visa nos aeroportos.
Você pode ganhar descontos, acesso a salas VIP e usufruir de outros benefícios. É preciso se cadastrar usando o aplicativo Visa Airport Companion.
Outras vantagens do Cartão Unicred Visa Infinite são:
Importante saber que o cartão Unicred Visa Infinite, assim como os demais cartões de outras categoria como Platinum e Gold, está disponível somente para quem é cooperado Unicred.
Neste post, você viu o que não pode faltar em nosso checklist para viagem internacional. Conferiu também a importância do seguro viagem para garantir mais proteção a você e à sua família enquanto estiverem no exterior. Lembre-se: a Unicred é uma cooperativa de crédito e possui todos os produtos e serviços financeiros para você realizar a sua viagem internacional.
Aproveite o momento e saiba tudo sobre seguro viagem, a relevância dele para você e sua família e as opções da Unicred para cooperados!