O setor financeiro acompanhou as transformações digitais e novos conceitos surgiram. Um excelente exemplo é a carteira digital — solução para realizar pagamentos de forma instantânea.
Certas cooperativas financeiras e bancos, digitais ou mesmo convencionais, fornecem esse serviço como um adicional. O mesmo acontece com alguns sistemas operacionais de celulares.
Neste post, vamos mostrar para você o que é carteira digital, como ela funciona, quando surgiu, onde pode ser usada e quais são suas vantagens. Confira!
Carteira digital (também conhecida como e-wallet) é semelhante à carteira comum, usada para guardar cartões e dinheiro. A diferença é que ela é completamente virtual.
Os pagamentos são efetuados com ajuda tecnológica, a partir dos dados armazenados. Entre os exemplos de carteira digital, podemos citar Samsung Pay, PayPal, Google Pay e Apple Pay.
As pioneiras surgiram em 1990, mas, somente no ano de 2011, depois que o Google Wallet foi lançado, as e-wallets se destacaram no cenário mundial. Essa ferramenta do Google permite fazer pagamentos, bem como resgatar cupons e pontos de fidelização em um aplicativo do celular.
Na demanda por mais praticidade e segurança, as carteiras digitais vêm acompanhando a evolução tecnológica. Hoje, podemos encontrar versões de e-wallets nos mais diferentes ramos da economia, como transporte, comércio eletrônico, investimentos e serviços de delivery.
As e-wallets armazenam informações pessoais e financeiras dos usuários. Consistem, basicamente, em um aplicativo que contém dados como do cartão de crédito/débito.
Então, toda vez que for preciso realizar algum pagamento, basta aproximar o celular junto à máquina do cartão ou realizar a leitura de um QR Code.
Também é possível guardar dinheiro na carteira digital. Para isso, deve ser realizada uma transferência ou pagamento por meio de boleto.
Em algumas situações, pode ser feito o pagamento com dinheiro virtual ou saques em caixas eletrônicos sem a necessidade de usar cartão.
Todas as transações são concluídas por canais digitais (smartphone, computador, tablet, notebook, smartwatch). Desse modo, podemos comprar produtos com segurança e rapidez em lojas físicas e digitais.
O saldo na carteira também permite a recarga de celular e de cartões de transporte, bem como o envio de dinheiro para terceiros. Assim, viabiliza o recebimento de remessas de familiares ou de amigos, dentro e fora do país, sem que seja necessária uma conta bancária vinculada.
Muitos consumidores ainda têm dúvidas a respeito do uso correto da carteira digital e que podemos recorrer a ela em diversas situações do cotidiano. Citamos alguns exemplos a seguir!
Em certos estabelecimentos físicos que contam com a tecnologia NFC, pode ser feito o uso da carteira digital como um tipo de cartão físico para validar as compras realizadas.
Também é possível utilizá-la para o pagamento das despesas de transporte por aplicativos específicos, como o Uber Cash, que permite a recarga do saldo do usuário, facilitando seu deslocamento.
Hoje em dia, o modo mais comum de utilizar a e-wallet é nas compras digitais, como aquelas feitas na Amazon e Alipay.
Há, ainda, a possibilidade de colocar saldo e adicionar dados do cartão de crédito para comprar em diferentes lojas virtuais.
A carteira digital também é valiosa para compras de games e aplicativos em lojas virtuais, como Google Play ou Apple Store.
No mais, algumas versões de e-wallets permitem o armazenamento de bilhetes de transporte, cartões fidelidade, cupons de casas comerciais e outros recursos.
Na Google Play, por exemplo, podemos guardar informações pessoais e bancárias na conta do Google para realizar compras de produtos ofertados pela empresa.
As e-wallets podem ser utilizadas por investidores para armazenar e transacionar criptomoedas de forma prática. São versões que salvam, em segurança, as chaves das moedas digitais. Os dados referentes às criptomoedas são criptografados na própria carteira digital.
Uma das principais vantagens das carteiras digitais é que elas podem ser usadas por qualquer pessoa. Ainda que você não tenha cartão de crédito nem cartão de débito, poderá ter sua e-wallet. Veja outros benefícios dessa solução!
Com as carteiras digitais, as informações ficam disponíveis em poucos cliques. Para garantir maior praticidade, duas tecnologias avançadas são adotadas:
Além disso, por meio de e-wallets, os pagamentos são realizados com mais agilidade. Podemos, por exemplo, quitar muitos boletos de uma vez só. Tudo se realiza sem burocracia e de modo bastante simples.
A carteira digital oferece mais segurança porque dispensa a necessidade de o usuário andar com dinheiro em espécie e mesmo com cartões de crédito e débito.
No sistema, os dados estão em total segurança, sendo protegidos por criptografia — caso o sistema seja invadido, o hacker terá mais dificuldades em capturar e interpretar os dados. É possível, ainda, substituir a utilização de senhas pelo acesso por biometria.
Como existem muitas opções de carteiras digitais disponíveis, é interessante procurar aquelas que oferecem as tarifas menores.
Existem, inclusive, e-wallets que oferecem um limite mensal gratuito ou mesmo isentam o usuário da cobrança de qualquer taxa.
Vemos, portanto, que vale a pena usar a carteira digital em diferentes situações, obtendo, assim, mais praticidade e segurança no dia a dia.
Pensando nisso, o cartão Unicred Visa agora oferece a possibilidade de realizar transações por meio das e-wallets do Google Pay e Samsung Pay. Todas sem qualquer custo tarifário para o cooperado. Basta cadastrar o cartão na carteira digital e conectar-se ao futuro!
Deseja saber mais sobre o cartão Unicred Visa e seus recursos? Então não deixe de entrar em contato conosco. Basta acessar nossa rede de relacionamento e deixar sua mensagem.
A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados.