8 benefícios de um sistema de cooperativa
Postado em 28 de junho de 2019 - Atualizado em 26 de março de 2020

O Brasil conta, atualmente, com quase 7 mil cooperativas em território nacional. Esse modelo emprega 350 mil pessoas e impacta cerca de 14 milhões de brasileiros. O crescimento tem motivo: o conjunto de benefícios do sistema de cooperativa.

Com tratamento especial, versatilidade e ofertas únicas, é uma modalidade que atrai cada vez mais pessoas. Ao conhecer melhor essa oportunidade, inclusive, é possível se convencer sobre se tornar um cooperado.

A seguir, veja os pontos positivos do sistema de cooperativa e entenda quais são os impactos gerados!

1. Adesão voluntária e ilimitada

Por ser enquadrada de um modo diferente, a cooperativa não impõe limite para a adesão de cooperados. Ou seja, o sistema pode se desenvolver e oferecer resultados cada vez melhores, sem limites específicos para seus integrantes. Quanto mais participantes integrarem o sistema, por outro lado, maior é o poder de negociação e a capacidade de obter benefícios.

Além de tudo, a adesão é complemente livre e voluntária. Você entra no sistema de cooperativa quando quiser e da forma que achar mais interessante. Não é preciso atender a critérios muito rígidos e basta conhecer o contrato entre as partes para já utilizar os benefícios.

Essa característica garante o poder de escolha reforçado para quem se associa, podendo entrar ou sair quando quiser, sem dificuldades e burocracia. Assim, pode-se explorar toda a versatilidade do sistema.

2. Paridade entre os associados

Outro ponto importante é que um sistema de cooperativa tem um pilar muito relevante: a igualdade entre os associados. Ou seja, com essa alternativa, todos os membros têm a mesma “voz”, independentemente da sua posição ou de quanto utilizam os serviços.

Pense, por exemplo, em um profissional da área da saúde que se une a uma cooperativa. Ele terá o mesmo poder de voto que uma grande clínica com dezenas de profissionais. Então, trata-se de um elemento importante para a participação.

Nessa modalidade, todos são responsáveis pelas decisões, de modo que a escolha da maioria vence. Isso garante uma atuação democrática e com um controle que busca satisfazer a todos.

3. Divisão do valor arrecadado

sistema de cooperativa

Um sistema de cooperativa não busca o lucro. Na verdade, todo o capital é utilizado apenas para manter as operações, quitar dívidas e fazer com que tudo funcione entre as partes. Por conta disso, é possível aproveitar as sobras.

No encerramento de cada exercício, o resultado é dividido por todos. Quem realiza mais operações pode receber um volume financeiro maior a partir das sobras, mas todos ganham alguma coisa no final. Isso garante que o sistema apresente um bom retorno sobre o investimento.

Ao realizar investimentos como cooperado, o resultado é ainda melhor. Além de contar com proteção de fundo garantidor, oferece taxas menores e rentabilidade maior que as opções do mercado. Com isso, é possível ganhar mais e fazer o seu dinheiro render da maneira certa.

4. Acesso a condições exclusivas

Ao se associar ao cooperativismo, também dá para aproveitar diversos serviços — com destaque para os de crédito. Há como acessar várias soluções e todas apresentam condições muito melhores que as encontradas no mercado.

A conta corrente, por exemplo, tem taxas menores, facilidade de uso e ainda permite obter cartões de crédito e débito. As operações de câmbio têm um fator diferenciado de conversão, além de estarem disponíveis outras soluções para o consumo internacional.

Nas linhas de crédito há alternativas pré-aprovadas; para o agronegócio, em versão pessoal, e também para imóveis e tantos outros componentes.

Não menos importante, há opções vantajosas de consórcio, de previdência privada e de seguros. Tudo isso garante que o sistema de cooperativa atenda às necessidades de pessoas físicas e jurídicas longe de juros abusivos e com facilidade de obtenção.

5. Estímulo ao desenvolvimento local

O sistema de cooperativa preocupa-se, principalmente, com as pessoas. O próprio modo de funcionamento, que não depende do lucro, prevê essa questão. Então, associar-se significa participar de um ambiente em que o capital não é o mais importante.

A princípio, pode até parecer que não tem aplicação prática. No entanto, há a chance de favorecer o desenvolvimento do seu local de atuação. Quando os investimentos são utilizados na própria área, dá para obter novas possibilidades para a região de atuação.

Isso significa mais empregos e, para as empresas, resultados melhores. Cria-se um ciclo virtuoso, no qual a cooperativa desempenha um papel fundamental.

6. Garantia de segurança e proteção

A existência do sistema de cooperativa é regulamentada por lei. Então, você tem a certeza de participar de algo legítimo e capaz de entregar os resultados que promete.

Além disso, uma boa Instituição Financeira Cooperativa preocupa-se cada vez mais com a segurança digital. Com o uso dos recursos adequados, são criadas alternativas extras de proteção, de modo que seu dinheiro esteja sempre protegido.

Para completar, há a questão ligada à informação e educação econômica. Com uma forte educação financeira, dá para evitar erros e conseguir maior proteção. Então, o dinheiro é utilizado da melhor maneira.

7. Cooperação entre os participantes

Uma cooperativa não tem o papel apenas de desenvolver soluções interessantes e baratas. Ela também é voltada para aumentar a capacidade de atuação de todos os participantes, certo?

Nesse caso, ainda que haja profissionais ou empresas do mesmo ramo, a inter cooperação é uma das vantagens desse modo. Não há competição e, sim, a formação de uma comunidade.

Com essas características, é possível aliar autonomia e independência ao desenvolvimento coletivo. Isso facilita o destaque em relação a quem não é cooperado e aumenta as chances de sucesso.

8. Atendimento personalizado

Um bom sistema de cooperativa ainda se preocupa com o atendimento para todos os integrantes. Primeiramente, dá para utilizar vários recursos, como internet e dispositivos móveis. Como a segurança é reforçada, não ocorrem problemas para manter a comunicação.

Uma boa cooperativa ainda oferece um atendimento personalizado, feito por equipes especializadas em gestão financeira. Quando cada cooperado é tratado como dono e recebe uma atenção especial, qualquer dificuldade é facilmente contornada. A preocupação com pessoas, acima do capital, torna a experiência ainda melhor.

O sistema de cooperativa é uma modalidade vantajosa, diferenciada e capaz de gerar desenvolvimento. Diante desses benefícios, considerar a possibilidade de se tornar um integrante pode ser a melhor alternativa!

Gostou de ficar por dentro desse assunto? Assine nossa newsletter e não perca nenhuma novidade sobre o cooperativismo no Brasil!

Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados.

LEIA TAMBÉM