Antes de escolher uma forma de investimento, é muito importante conhecer os conceitos e as implicações dos índices de rentabilidade. Toda decisão no momento dessa escolha é importante. Apesar de a rentabilidade não ser o único aspecto relevante, é algo que merece ser analisado com cautela.
Quer entender melhor quais são os índices de rentabilidade dos investimentos? Continue a leitura e fique por dentro de tudo!
Os índices de rentabilidade demonstram a habilidade de gerar fundos, ou seja, evidenciam se a empresa constitui lucros que chamam atenção. Esses índices são capazes de expressar o quanto o negócio rende — e isso é muito interessante para os gestores.
A partir do momento que se estabelece um padrão de resultado no lucro, a empresa atrai novos investidores. Além disso, os donos do negócio têm acesso a um feedback sobre as aplicações realizadas. Assim, é possível identificar, com mais clareza, os recursos que estão disponíveis para aplicações imediatas.
Diferentemente do que as pessoas pensam, a rentabilidade não é o único ponto a ser considerado ao decidir sobre algum investimento. As características principais e basilares do investimento são:
A liquidez refere-se ao período para qual o montante aplicado seja resgatado. Não são todos os investimentos que ofertam uma liquidez reiterada. Na verdade, a maioria demora para gerar rendimentos.
A segurança é, basicamente, o grau de risco que o investimento oferece. Teoricamente, qualquer aplicação expõe algum risco, mas algumas apresentam um pouco menos.É importante ter conhecimento dos aspectos do investimento para escolher o que mais se encaixa no perfil financeiro do seu negócio.
Os índices de rentabilidade servem para informar ao investidor sobre o potencial de rendimento do negócio em determinado período. Com essa informação, ele é capaz de decidir de maneira mais segura.
É importante destacar que quanto mais rentável é o negócio, mais arriscado ele tende a ser. Isso acontece porque os investimentos mais arriscados oportunizam um retorno maior justamente pela aposta mais alta. Por essa razão, a questão da rentabilidade precisa ser analisada com cautela.
Desse modo, os índices de rentabilidade mais adequados são aqueles que estão de acordo com as expectativas de quem está investindo.
Separamos uma explicação mais detalhada dos principais indicadores de rentabilidade: ROE, ROI e ROA. Continue a leitura e entenda melhor como funciona a dinâmica de investir!
O índice ROE (Return on Equity, ou Retorno sobre o Capital) aponta autilização de patrimônio líquido como forma de apurar os recursos de um estabelecimento. Dessa forma, é possível diferenciar melhor as características da empresa. Com essa análise, você consegue entender como a empresa emprega o capital para funcionar — se usa patrimônio próprio ou se usa os lucros para honrar com os gastos.
A partir dessas referências, podem ser elaborados vários relatórios para reuniões e até mesmo para despertar o interesse de novos gestores.
Já o ROI (Return over Investment, ou Retorno sobre o Investimento) investiga a resposta financeira do trabalho realizado. Esse indicador é capaz de apontar o lucro ganho e até o capital perdido em relação ao que foi investido.
Com essa análise, você avalia todos os investimentos realizados. Essa é uma forma de você saber dos resultados de cada ação realizada.O ROI também consegue mensurar os valores gastos com eventuais compras. O cálculo do ROI é: lucro líquido sobre o valor que foi investido.
O índice do ROA (Return on Assets, ou Retorno sobre os Ativos) demonstra a aptidão do empreendimento em trazer retorno com base no rendimento ativo que ele tenha. Esse índice esclarece se o estabelecimento é rentável e eficiente em termos de gestão das finanças.
Os ativos podem registrar o montante de créditos, débitos e bens (móveis ou imóveis) que constituem o patrimônio empresarial. Em outras palavras, é a maneira de entender, em porcentagem, o grau de rentabilidade dos ativos e como eles geram receita.
Nesse caso, podem contar: o acervo (desde sua essência até o produto final), as ferramentas de trabalho e os departamentos da empresa, além de todos os rendimentos decorrentes do seu empreendimento.
Em relação ao acompanhamento da rentabilidade, é interessante buscar ajuda de profissionais qualificados na área financeira. A assessoria de investimentos consegue dar um suporte muito bacana para que você compreenda as peculiaridades do assunto.
O assessor de investimento consegue oferecer suporte e orientar os empresários sobre como aplicar de forma inteligente e sustentável.
A orientação é realizada por consultores especializados no mercado financeiro, que ajudam os clientes a fazerem as melhores escolhas. O objetivo é pensar em rentabilidade no curto, médio e no longo prazo, de acordo com cada perfil.Esse é um serviço que conduz os investidores de maneira útil. O auxílio pode ser dado tanto para gestores mais experientes quanto para aqueles com menos tempo no nicho.
Cabe ao assessor entender as características de cada assessorado e orientá-los de acordo com os propósitos expostos. Assim, é interessante que você evidencie como precisa ser ajudado, para que não acabe fazendo aplicações arriscadas se não for o momento.
Peça explicação sobre como funcionam os índices de rentabilidade. Assim, você forma uma base de conhecimento para tomar decisões. Apesar de todo esse norte, o assessor não pode ter a iniciativa de fazer o investimento no seu lugar. Ele apenas vai orientar sobre quais são os melhores caminhos, considerando as suas possibilidades e preferências. Vale a pena buscar uma instituição confiável e se orientar da melhor maneira possível.
Conseguiu entender como os índices de rentabilidade impactam nos resultados do controle financeiro da sua empresa? Para acompanhar esses referenciais da melhor forma, a assessoria financeira de qualidade vai analisar, com segurança, qual é o seu perfil e apontar as melhores orientações para lhe ajudar.
Se você já sabe que vale a pena investir de forma segura, a Unicred pode ajudar bastante. Conheça as nossas melhores soluções para expandir o seu negócio!