Conheça a história da UNICRED no Brasil
Postado em 29 de janeiro de 2019 - Atualizado em 28 de julho de 2021

A Confederação Nacional das Cooperativas Centrais Unicred – Unicred do Brasil, foi fundada em 11 de Julho de 1994. A necessidade de uma instituição que representasse os interesses das Cooperativas Singulares e Centrais na época em âmbito nacional, se concretizava e o sistema se solidificava.

Hoje sob a presidência do Dr. José Maria de Azevedo, juntamente com o vice-presidente Dr. Mário Augusto Moura Flores, a Unicred do Brasil vem se consolidando como órgão máximo de representatividade do Sistema.

A Unicred do Brasil tem como funções principais representar política e institucionalmente o Sistema, estabelecer diretrizes de padronização, fiscalização e proteção da marca, além de organizar o principal evento do setor e da Unicred, a Convenção Nacional.

Outra atribuição da Unicred do Brasil, é prestar assessoria financeira às Unicreds Singulares e Centrais, fazendo também o ranqueamento (Ranking) de todas as unidades por meio de índices financeiros, medindo a  saúde e pujança financeira e da gestão de seus administradores. Para analisar a capacidade de risco das Unicreds, a Assessoria Técnica, por meio de diretrizes do BACEN, consolida o Rating Unicred, o qual permite a análise posterior de risco. 

Unicred

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa, cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados.

LEIA TAMBÉM