Investimento de longo prazo pode durar muitos anos. Mas ele compensa porque aumenta as chances de maiores ganhos. Assim, vale a pena esperar para resgatar o dinheiro no futuro.
A pessoa precavida pensa no amanhã. Um médico, por exemplo, deve fazer um bom planejamento financeiro contemplando a consolidação ou a expansão de sua carreira, bem como a época em que chegará à terceira idade.
Na verdade, quanto antes você alcançar uma estabilidade financeira, será melhor. Mas é necessário começar a se organizar desde já. Por isso, investir a longo prazo é uma opção.
Leia nosso artigo e tenha mais informações sobre o assunto. Veja o que é investimento de longo prazo, quanto tempo ele pode durar, as vantagens que ele oferece e os diferentes tipos. Aprofunde-se no assunto e ganhe mais confiança para investir.
Comecemos esclarecendo o que é investimento de longo prazo. É aquele em que o investidor almeja maior rentabilidade em um prazo mais longo, geralmente ultrapassando 10 anos.
Contudo, o conceito de longo prazo pode variar conforme o perfil de risco do investidor e a sua estratégia. É importante ajustar a visão de longo prazo conforme as orientações de um especialista em investimentos.
Pode-se dizer que, quanto mais tempo um investimento durar, mais haverá oportunidade para que os juros compostos (juros sobre juros) exerçam sua ação, multiplicando o dinheiro aplicado.
É preciso considerar, de qualquer forma, que um investimento de longo prazo pode entregar um retorno excelente em curto prazo, principalmente quando se trata de renda variável. Neste caso, é importante ficar de olho na volatilidade do mercado financeiro.
Diferentemente do investimento de longo prazo, o investimento de curto prazo é aquele cujo horizonte de retorno é curto, geralmente entre 1 e 90 dias, mas pode durar mais, desde que não ultrapasse dois anos. A diferença principal é sua alta liquidez, já que o resgate pode ser feito em pouco tempo.
Os investimentos de curto prazo também podem oferecer rentabilidade alta, mas em um horizonte de tempo mais limitado. Os de longo prazo apresentam, via de regra, seus rendimentos atrativos principalmente ao longo período de investimento.
A aplicação de juros compostos no decorrer de vários anos pode oferecer uma rentabilidade alta e diferenciada.
Para fazer um bom investimento, deve-se realizar um planejamento financeiro e estratégico, como veremos a seguir.
O profissional de saúde deve definir objetivos referentes à sua carreira e à sua vida pessoal. É importante ter ambições, desde que sejam realistas e bem direcionadas. E como, para muitos interesses, o tempo é necessário, o investimento de longo prazo e baixo risco é uma solução a considerar.
O médico deve pensar em investimento de longo prazo como uma opção para acumular dinheiro ao longo do tempo com uma finalidade específica, como compra de equipamentos, abertura ou reformas na clínica, expansão do negócio, especialização na área ou até como suporte durante a terceira idade (aposentadoria).
Ele também pode investir a longo prazo pensando em criar um capital de reserva para situações imprevistas ou para eventuais projetos, já que nem sempre temos, no momento presente, uma perspectiva clara sobre as oportunidades que surgirão futuramente.
Há diferentes motivos que podem levar o profissional de saúde a planejar a longo prazo. Vamos apresentar alguns dos motivos mais comuns:
Agora que você já compreende o que é um investimento de longo prazo e como se planejar financeiramente para suas aplicações, é interessante conhecer os principais tipos de investimento que possuem opções de longo prazo:
Os especialistas sempre recomendam a diversificação para minimizar riscos de grandes perdas. Ao aplicar nosso dinheiro em diferentes tipos de investimento, podemos compensar possíveis perdas em um título com os ganhos de outro. A diversificação, portanto, ajuda a promover o equilíbrio.
Dessa forma, você pode fazer aportes em investimentos de longo prazo e em investimentos de curto prazo, criando assim uma carteira diversificada.
Invista dinheiro a curto ou longo prazo conforme a finalidade que deseja atingir. Por exemplo, para uma reforma na clínica ou a compra de um equipamento de preço mais acessível, é possível investir dentro de um período mais curto. Por outro lado, para trabalhar exclusivamente por conta própria ou abrir uma segunda unidade da clínica, é interessante o investimento de longo prazo, beneficiando-se da rentabilidade maior.
Conforme mudanças em sua carreira, com novos objetivos e necessidades, você deve revisar sua carteira de investimentos e fazer os ajustes necessários.
Além dos tipos de investimentos de longo prazo apresentados, a Unicred ainda oferece consórcios com prazos diversos:
Os consórcios da Unicred são sem entrada e sem juros, os valores mensais são predefinidos, e há sorteios e lances todos os meses para contemplação dos participantes.
Depois de receber a carta de crédito, você terá à sua disposição o valor integral para negociar descontos e comprar o bem ou realizar o serviço que deseja.
Entre as possibilidades para o médico, destacamos a compra de um imóvel para abrir a clínica, a aquisição de equipamentos que ajudem a ampliar as opções de atendimento e reforma, um curso de especialização no Brasil ou no exterior, entre outros.
Com o gerente de relacionamento Unicred, você pode fazer simulações para identificar o plano de consórcio Unicred que mais se ajuste à sua realidade.
O investimento de longo prazo oferece ao médico benefícios como: aumento de patrimônio com segurança, multiplicação dos ganhos por meio dos juros compostos, estímulo à disciplina do investidor e estímulo à diversificação da carteira.
Quer saber mais sobre como a Unicred pode te ajudar a investir melhor e impulsionar sua carreira médica? Associe-se agora à Unicred!